Em função da pandemia de COVID-19 e das orientações de prevenção ao contágio da doença, a tradicional Festa de Natal dos Restaurantes Populares em Belo Horizonte não pôde ser realizada em 2020. Apesar disso, a oferta de refeições foi garantida às pessoas em situação de rua nesta sexta-feira (25/12) nos quatro Restaurantes Populares da capital mineira.
Leia Mais
BH é a cidade onde mais choveu no Natal em Minas; veja a previsãoSobreviventes da COVID-19 celebram o Natal e a vida após semanas internadosJiboia e enxame de marimbondos assustam família mineira na noite de NatalDesde março, o funcionamento dos Restaurantes Populares foi adaptado. Os salões de refeições estão fechados e a tradicional bandeja foi substituída por marmitex.
O casal Romildo da Silva e Adenilza Rodrigues de Oliveira mora na Vila Fazendinha, no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, e também foi garantir a refeição. "Está bem fraquinho o almoço. Normalmente, a entrega conta com um refrigerante, uma sobremesa, um brinquedinho... Mas, por causa da pandemia, não teve jeito né?", disse Romildo.
"Por causa da pandemia, estamos ficando em casa. Esta foi uma oportunidade de sair para almoçar. Estamos muito agradecidos. Mas que 2021 seja melhor", acrescentou Adenilza.
Desde o início da pandemia, a administração municipal ampliou a oferta de alimentação também para os fins de semana, com foco nas pessoas em situação de rua. Aos sábados, domingos e feriados, os restaurantes populares atendem com prato único.
As medidas são necessárias para que sejam mantidos os atendimentos, mesmo em meio à situação de emergência e isolamento social.
As entregas contam com apoio logístico e operacional da Guarda Civil Municipal.
As marmitas são oferecidas uma vez ao dia, no horário de almoço, de forma gratuita.