O município de Itapecerica, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais começou as negociações para a compra da vacina CoronaVac. O anúncio foi feito pelo prefeito Wirley Reis, o Têko, neste sábado (26/12).
A formalização do Termo de Interesse junto ao Instituto Butantan será o primeiro passo para adquirir, com recursos próprios, pelo menos 10 mil doses. O documento será assinado nesta segunda-feira (28/12).
Produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o instituto brasileiro, houve a conclusão da terceira fase de testes da vacina de prevenção contra a COVID-19, porém a eficácia deverá ser divulgada até o dia 07 de janeiro. O percentual atingido no Brasil foi diferente do obtido em outros países em que também ocorreram os testes.
Antecipando-se, o prefeito da cidade de pouco mais de 21,7 mil habitantes, foi às redes sociais anunciar as tratativas para imunizar, inicialmente, os grupos de risco, como idosos, profissionais da saúde, diabéticos. A quantidade é suficiente para vacinar 5 mil pessoas, já que cada uma deve receber duas doses. O Plano de Vacinação, segundo Têko, foi concluído possibilitando o início imediato da aplicação a partir do recebimento das doses pelo município. Os insumos com seringas, serão licitadas.
O prefeito informou que, paralelamente, irá acompanhar e executar todo o processo de implementação das fases de imunização a ser proposto pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Mas, visando resguardar a nossa população, especialmente os itapecericanos que fazem parte dos grupos de risco, e após analisar a viabilidade econômica e o interesse público, decidimos dar mais esse passo e não somente aguardar as diretrizes do Governo Federal”.
Em nota, Têko classificou a medida como ousada. “A responsabilidade que envolve todos os setores da sociedade e, principalmente, o poder público, nos chama a refletir e a compreender que, no momento, faz-se necessária uma conduta de ousadia, pois a saúde deve ser tratada como prioridade absoluta”, declarou. Com discurso de confiança, disse que é necessário ter fé.
“Também é fundamental um sentimento de confiança e de fé para, juntos, lutarmos pelo retorno da vida em sociedade como outrora, com a esperança de que o novo ano que já vai se iniciar será de vitória e de renovação”, finalizou.
A partir da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a expectativa é de a imunização na cidade ser iniciada em 30 dias. Entretanto, isso dependerá do contexto nacional. “Não sabemos se o governo federal vai comprar tudo e distribuir para todos os municípios, o presidente não fala, não pronuncia, não tem diálogo. Por isso estamos nos resguardando e resguardando o povo que é o que ele deveria fazer”, pontuou.
Citando as críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao imunizante, Têko defendeu o uso na prevenção contra a doença. “Ele usa esse discurso para não vacinar, mas acredito que qualquer ajuda, neste momento, é positiva”, enfatizou.
Itapecerica contabiliza, segundo o último boletim divulgado, no dia 22 de dezembro, 339 casos confirmados do novo coronavírus e oito mortes, uma outra está em investigação.
*Amanda Quintiliano especial para o EM
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás