O fenômeno meteorológico conhecido como cabeça d'água tem como causa um aumento momentâneo do nível da água em rios. Ele ocorre quando uma grande quantidade de chuva cai em partes superiores de uma cachoeira ou ao longo do curso d'água. Com isso, banhistas são surpreendidos pela força d'água, que sobe rapidamente, principalmente no verão, quando as chuvas são mais fortes.
O que é uma cabeça d'água? Veja e compartilhe
A dica dada pela Defesa Civil é simples: a população precisa evitar rios e cachoeiras sem salva-vidas. Além disso, o banhista jamais deve frequentá-las sozinho durante o período de chuvas. Checar a previsão do tempo para o dia da visita também é importante. A presença de folhas na superfície, aumento do volume da cascata e mudança da cor do rio são sinais de que uma cabeça d’água está em curso, indica o órgão.
A tromba d'água, outro fenômeno meteorológico, funciona como um pequeno tornado e geralmente é confundida com a cabeça d'água. Porém, a tromba d'água ocorre em rios e também no oceano. O grande risco desse segundo fenômeno é para as embarcações, já que a intensidade dos ventos pode tirar os barcos e navios de rota.
Mortes em Capitólio
Em 2 de janeiro de 2021, uma cabeça d'água em Capitólio, na Região Sul de Minas, provocou mortes e deixou pessoas ilhadas nos cânios da região de Furnas. Bombeiros tiveram de resgatar banhistas no Rio Capivara.