O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará a partir de amanhã o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O cartão contém número de inscrição, data, hora e local do exame. O documento poderá ser acessado na Página do Participante.
Leia Mais
Enem PPL tem prazo prorrogado para inscriçõesEvento gratuito e on-line reúne especialistas no EnemResponsáveis pedagógicos já podem fazer inscrições para o Enem PPL 2020Aplicação do Enem será feita com 50% da capacidade de ocupação das salasPBH teme aumento dos casos de COVID-19 durante o Enem Em manifesto nas redes sociais, estudantes pedem adiamento do Enem 2020Marinha encontra corpo de vítima do naufrágio no Rio CarinhanhaAs provas do Enem 2020 foram adiadas em decorrência da pandemia de COVID-19 e serão realizadas nos dias 17 e 24 deste mês (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas.
Será obrigatório o uso de máscara durante toda a aplicação do exame. A recomendação é que os candidatos levem outra máscara, para trocá-la durante o exame, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Os participantes devem também manter distância uns dos outros.
Por ocorrer em meio à pandemia, o exame terá outra particularidade. Os participantes que forem diagnosticados com COVID-19 ou com outra doença infectocontagiosa, como sarampo, rubéola, varíola e influenza humana A e B, terão outra chance de fazer o exame, na reaplicação da prova. O atestado médico poderá ser enviado ao Inep pela página do participante até um dia antes da aplicação. Caso a doença seja confirmada no dia do exame, o participante deverá entrar em contato pelo telefone 0800616161.
NO COMPUTADOR
O Enem 2020 será o pontapé inicial para uma série de mudanças no exame. Esta será a primeira vez que parte dos estudantes fará a prova na versão digital e que o resultado poderá ser usado para concorrer a vagas no ensino superior. A intenção do Inep, que é o responsável pelo Enem, é que o exame se torne totalmente digital até 2026. As discussões e os testes para que isso seja possível ocorrem desde 2016. Nesta edição, essa mudança começa a virar realidade, 100 mil candidatos farão o exame digital de forma piloto. Os demais inscritos farão a prova em papel, como nos anos anteriores.
Assim como os demais itens do Enem, que passam por testes em escolas em todo o país para que seja verificada a dificuldade e mesmo se o item é capaz de medir o conhecimento dos estudantes, todos os pontos do exame digital também foram testados, diz a instituição. O sistema de correção da prova, que utiliza a chamada Teoria de Resposta ao Item, vai ser capaz de identificar assimetrias entre as provas em papel e as provas feitas o computador.
FUTURO
O ensino médio está passando por mudanças no Brasil. Desde a aprovação do chamado novo ensino médio, as escolas de todo o país estão se adequando a um formato que pretende aproximar os conhecimentos adquiridos em sala da vida dos estudantes e permitir que eles escolham áreas de estudo que têm mais afinidade. A formação terá uma parte do currículo comum e outra direcionada a um itinerário formativo, escolhida pelo próprio aluno, cuja ênfase poderá ser em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico.