Liderado pelo vice-prefeito, Fuad Noman (PSD), o Comitê de Coordenação de Investimentos (CCI) da Prefeitura de Belo Horizonte traçou 12 metas para o segundo mandato de Alexandre Kalil (PSD). Projetos de mobilidade urbana, saúde e contenção de enchentes estão entre as prioridades.
Leia Mais
Vereadores de BH se organizam em blocos suprapartidáriosDeputado de MG quer presidência da Câmara por 'independência do plenário'Chuvas em BH já alcançam quase a metade do previsto para o mês de janeiroVice-prefeito de BH, Fuad Noman enfrenta novo desafioPrefeitura de BH abre processo seletivo para 1.093 vagasReunião com Kalil faz PSD amadurecer ideia de apoiar Pacheco no SenadoAntes de senadores, Maia também visitou Kalil para emplacar PachecoComitiva visita Kalil para emplacar Pacheco no comando do SenadoContagem quer ter plano para cortar despesas; Conselho Cristão será criadoMudança em centro especializado deixa 1,4 mil sem consulta em ContagemNo que tange às chuvas, a ideia é dar continuidade ao processo de macrodrenagem de córregos historicamente acometidos pelas cheias, como o da Vilarinho, da Cachoeirinha e do Leitão. As bacias de ribeirões como o Onça também estão contidas no plano.
Há, ainda, a segunda etapa das obras da Via 710, para ligar as avenidas José Cândido da Silveira e dos Andradas. (Veja a lista completa ao fim desta reportagem).
Na Avenida Cristiano Machado, na Região Norte, o foco será aprimorar o fluxo de veículos nos trechos que se cruzam com vias como a Avenida Waldomiro Lobo, Sebastião de Brito e Vilarinho.
O CCI terá como atribuição, como o próprio nome diz, de coordenar os investimentos feitos pela administração municipal de maneira direta ou indireta. O grupo foi instituído por meio de decreto publicado na edição da última sexta-feira (01/01) do Diário Oficial do Município.
Saúde e moradia
A equipe de Fuad Noman pretende tocar, também, intervenções para aprimorar a saúde pública da cidade, como a revitalização da maternidade do Hospital Odilon Behrens e a reconstrução de 39 centros de saúde. Na alça de mira está a implantação de um modelo de prontuário único para os pacientes da rede pública, disponível de forma eletrônica.
A construção de moradias populares e a urbanização do entorno da Ocupação Izidora, na área Norte da cidade, é outro tema em pauta. Os bairros Cabana e Jatobá — Região Oeste e Barreiro, respectivamente — também devem receber melhorias.
Comitê materializa desejo do prefeito
A criação do Comitê de Investimentos vai ao encontro do desejo, externado por Kalil, de criar uma “supersecretaria de Obras” em seu segundo mandato. Ele falou sobre o tema em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, em novembro passado.
A criação de novas pastas, contudo, é vetada pela Lei Complementar 173, que proíbe a formulação de autarquias durante a pandemia do novo coronavírus. Por isso, a solução foi criar o comitê.
“O projeto é criar uma supersecretaria que vai olhar o transporte público de Belo Horizonte, junto com as grandes obras. Captamos recursos e vamos fazer grandes obras. (A pasta) vai ser chefiada pelo vice-prefeito. Estamos começando um desenho para a vice-prefeitura comandar esse tipo de coisa”, afirmou, à época.
O Executivo municipal inicia, nesta semana, as conversas para tratar das primeiras ações deste ano. O secretariado deverá ter poucas mudanças. A mais relevante, até o momento, foi o retorno do ex-deputado estadual Adalclever Lopes (MDB). Ele assumiu a secretaria de Governo, cargo vago desde a demissão de Paulo Lamac (Rede) em 2018. Lamac acumulava o posto e a vice-prefeitura, mas acabou ficando apenas com o segundo posto.
As 12 metas do Comitê de Investimentos da PBH:
- Implantação de faixas exclusivas de transporte coletivo, prioritariamente no Vetor Oeste - Corredor Amazonas e principais vias do Barreiro;- Conclusão da ligação entre a Avenida José Cândido e a Avenida dos Andradas (segunda etapa da Via 710);
- Obras na Avenida Cristiano Machado, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos nas interseções com as Avenidas Sebastião de Brito, Waldomiro Lobo e Vilarinho;
- Reconstrução de 39 Centros de saúde e da Central única de Materiais de Esterilização por meio de parceria público-privada (PPP);
- Reconstrução da maternidade do Hospital Odilon Behrens;
- Implantação total da Solução Tecnológica Integrada da Gestão de Regulação, Ambulatorial e Hospitalar (SIGRAH) e do Prontuário Único Eletrónico do Cidadão em vários pontos da rede assistencial do SUS;
- Conclusão da parceria público-privada de Limpeza Urbana;
- Produção de unidades habitacionais;
- Projeto de Urbanização da Região da Izidora;
- Execução das obras públicas para acelerar o desenvolvimento econômico e requalificação urbanística no Vetor Norte e no Eixo Leste;
- Melhorias sociais, urbana e ambientais nas regiões dos bairros Cabana e Jatobá;
- Obras de macrodrenagem (córregos Túnel Camarões, Cachoeirinha, Cercadinho, Pintos, Barreiro e Leitão; ribeirões Pampulha e do Onça, além de Bacia do Ribeirão Izidora e das 2ª e 3ª fases da macrodrenagem do Vilarinho).