Como primeira medida do ano, o prefeito de Itapecerica, região Centro-Oeste de Minas Gerais, Wirley Reis proibiu o funcionamento dos serviços não essenciais. A medida atende a recomendação do Comitê Extraordinário COVID-19, do governo do estado. A macrorregião Oeste, a qual o município pertence, regrediu para a onda vermelha do programa Minas Consciente.
O alvará de funcionamento será suspenso até o próximo sábado (10) de todos os estabelecimentos que não se enquadram nas diretrizes do plano estadual. Poderão funcionar, para citar alguns, apenas supermercados, açougues, padarias, farmácias, agropecuárias, clínicas médicas, postos de combustíveis, setor de hotelaria, agências bancárias, correios, lotéricas, oficinas mecânicas, lojas e obras de construção civil. O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios.
Em razão da elevada taxa de ocupação dos leitos conveniados e dos leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais preparados para atendimento dos casos de COVID-19, o comitê estadual de enfrentamento do coronavírus deliberou pela regressão da região à onda vermelha. A situação é revista semanalmente e um novo parecer deve ser emitido entre esta quarta (06/01) e quinta-feira (07/01) com validade a partir do sábado (10/01).
“Assim, considerando que Itapecerica mantém a adesão ao programa estadual “Minas Consciente – Retomando a Economia do Jeito Certo”, visando cumprir as determinações das autoridades sanitárias estaduais e, principalmente, visando resguardar a saúde da nossa população, a prefeitura publicou hoje um novo decreto, dispondo sobre a alteração, em caráter emergencial e por tempo determinado, das medidas de prevenção à disseminação do coronavírus”, informou o prefeito.
A Prefeitura também está empenhando esforços para a aquisição, com recursos próprios, de vacinas contra a COVID-19 para imunização, prioritariamente, dos grupos de risco, sendo essa uma prioridade do nosso governo. O objetivo é adquirir, inicialmente, 10 mil doses da Coronavac. O protocolo de intenção foi assinado com o Instituto Butantan no final do ano passado.
Em nota, o prefeito pediu compreensão e colaboração da população e empresários. “Para que os efeitos do previsto colapso do sistema de saúde em todo o estado provocado pelo aumento da demanda por leitos hospitalares não seja sentido pelos itapecericanos”, pediu. Têko ainda cobrou responsabilidade. “Que sejamos responsáveis e conscientes nesta fase que se anuncia como a mais preocupante até o momento, desde o início da pandemia”.
O último boletim atualizado divulgado pela prefeitura em 29 de dezembro aponta 366 casos confirmados do novo coronavírus na cidade. Desde o início da pandemia são oito mortes em decorrência da doença, um está em investigação.
*Amanda Quintiliano especial para o EM
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás