Os comerciantes do Mercado Municipal de Governador Valadares estavam apreensivos no fim de 2020, com a possibilidade de fechamento do complexo de lojas no início de 2021. O motivo é o mesmo problema que se arrasta há anos, relacionado às melhorias na infraestrutura do prédio, especialmente em relação à segurança e combate a incêndios.
Para resolver o problema, os comerciantes do Mercado se reuniram nesta terça-feira (05/01) com representantes da Prefeitura de Governado Valadares, da Associação Centro Comercial do Mercado Municipal e do Corpo de Bombeiros. Nesta reunião foram discutidas as melhorias na infraestrutura de prevenção de incêndios no prédio do Mercado e o novo prazo para readequações, marcado para 29/01.
O espaço está sendo adequado para receber o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que atesta que o empreendimento segue normas de segurança contra incêndio, como extintores, luzes e sinalização de emergência, equipamentos já garantidos pela Prefeitura, além de hidrantes, que já estão instalados, aguardando testes de automatização.
Mas para ter o AVCB, os comerciantes terão de seguir todas as regras do processo para a emissão do documento, que depende também de adequações que devem ser feitos em cada loja, sob a responsabilidade dos próprios lojistas. Segundo o responsável pela vistoria do Corpo de Bombeiros, Capitão Rodrigo Alves, o processo de adequação do mercado está bem adiantado.
“Na vistoria de ontem (04/01), percebemos que houve muita evolução, principalmente na construção do hidrante, que é o processo mais demorado. Temos expectativas positivas de que o Mercado conclua as obras necessárias para a solicitação da vistoria e emissão do AVCB”, disse.