Jornal Estado de Minas

tom laranja

Céu alaranjado em BH chama atenção de moradores; entenda

As chuvas em Belo Horizonte são tópico de conversa entre os moradores durante os primeiros meses do ano. Mas na tarde desta terça-feira (05/01), a pauta foi outra: a coloração do céu. O azul deu lugar a um alaranjado que ficou mais forte durante o pôr do sol.



Nas redes sociais, os internautas compartilharam fotos do fenômeno, veja:




O tom alaranjado é resultado do fenômeno de refração dos raios de sol nos núcleos de granizo presente nas nuvens frias. “É como se fosse o prisma, que gera as cores. Como o tamanho dos núcleos é muito grande, ele dá uma cor que vai para o alaranjado ou amarelo”, explica o meteorologista Ruibran dos Reis.

Na tarde desta terça-feira, a Defesa Civil alertou os moradores da capital sobre a possibilidade de chuva com granizo nas regiões do Barreiro, Noroeste e Oeste.

O “céu laranja” é um sinal de que a atmosfera está muito fria. “No interior, quando esse fenômeno acontece é muito comum falar que é um sinal de tempestade. O que é verdade, já que a gente está esperando fortes chuvas”, comenta.



Segundo o boletim de previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital mineira tem a possibilidade de fortes chuvas com trovões durante toda a semana, principalmente de quinta-feira (07/01) à domingo (10/01). A umidade máxima do ar nesta quarta-feira (06/01) e quintafeira (07/01) fica em 90%. Já na sexta-feira (08/01) e sábado (09/01), a previsão vai para 95%. Esses números ainda estão sujeitos a alteração.

 

No Twitter, alguns moradores também fizeram “memes” com o fenômeno:

 

 

audima