Trinta e quatro psicólogos foram contratados para reforçar o quadro do atendimento em saúde mental para pessoas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Belo Horizonte. Eles integram o projeto “Cuidados psicológicos no contexto da pandemia”, que começou com os agendamentos nessa segunda-feira nos centros de saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais profissionais devem entrar até o fim deste mês.
população afetada pelos problemas causados pela pandemia do coronavírus, entre perdas familiares, questões afetivas, sociais, solidão, angústias, entre outros. O atendimento é voltado para pessoas de todas as idades, mas existe uma expectativa de que crianças, adolescente e suas famílias representem uma porção significativa dos pacientes.
O objetivo do projeto é oferecer escuta qualificada para a “O projeto surgiu a partir de uma provocação do secretário (Municipal de Saúde, Jackson Machado) no sentido do que estávamos fazendo para os pacientes de saúde mental durante a pandemia da COVID-19. Já oferecemos o atendimento de psicólogos de forma contínua em todas as unidades. O que o projeto quer é aumentar a capacidade de atendimento e profissionais por causa do aumento da demanda”, explica o gerente de Atenção Primária à Saúde de BH, Fabiano Gonçalves.
Os pacientes interessados devem procurar o centro de saúde mais próximo de casa para solicitar o atendimento. Após avaliação, será definido se a pessoa será direcionada para um dos psicólogos do projeto, para a rede de saúde mental já existente ou para o acompanhamento da equipe de Saúde da Família.
Belo Horizonte tem 152 centros de saúde espalhados pelas nove regionais, sendo que cada uma delas recebeu um reforço de até quatro psicólogos para dar suporte às unidades. As consultas serão realizadas presencialmente - em locais indicados pelo serviço de saúde, ou pela internet. “Levamos em conta quem é o paciente, qual é o risco dele, se há risco em ir ao centro de saúde, até se existem dificuldades de deslocamento”, diz Gonçalves. As consultas pela internet são feitas por meio do Google Meet.
Ainda de acordo com Fabiano Gonçalves, até o fim de janeiro eles esperam que o número de profissionais do projeto “Cuidados psicológicos no contexto da pandemia” chegue a 45. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde da capital, todos os psicólogos contratados passam por um treinamento da rede de saúde mental da pasta. Não há prazo para o fim dos atendimentos.
A lista com os endereços e telefones de todos os centros de saúde de Belo Horizonte está disponível no portal público da prefeitura.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás