O acionamento acidental de sirenes de emergência de uma barragem da AngloGold Ashanti por volta das 14h30 desta sexta-feira, 8, levou pânico aos moradores da região de Santa Bárbara, Minas Gerais. Os motivos do disparo ainda estão sendo apurados.
A Defesa Civil de Minas foi comunicada pela empresa, que informou que não houve mudança no nível de emergência da barragem Córrego do Sítio, que permanece estável.
Leia Mais
Metrô terá ajuste de horário a partir de segunda-feira (11/01)BH: Números mostram queda de 25% na criminalidade na região Centro-Sul SetraBH vai diminuir número de ônibus nas ruas com restrição do comércioRisco de rompimento em mina da AngloGold leva medo a Santa BárbaraVale eleva nível de emergência de barragem em Ouro PretoApós aumento em volume de córrego, bombeiros vistoriam barragem em BetimPrimeira etapa do desmanche da barragem que ameaça Macacos termina em abril"A AngloGold Ashanti lamenta profundamente o ocorrido, pede desculpas à população e reforça que todas as suas barragens estão estáveis e não apresentam riscos", diz o comunicado.
O Estado de Minas Gerais foi palco de duas tragédias sem precedentes com barragens de mineração nos últimos cinco anos. Em novembro de 2015, o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, deixou duas dezenas de vítimas e um rastro de lama que se estendeu ao Espírito Santo. Já o desastre com a barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, que completa dois anos em 25 de janeiro, deixou 270 mortos, sendo 11 ainda desaparecidos.