Em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a força-tarefa entre Vigilância em Saúde, Guarda Municipal e Polícia Militar vem autuando bares e estabelecimentos que não estão cumprindo as medidas de distanciamento social para evitar o contágio da COVID-19.
Leia Mais
PM acaba com festa clandestina e aglomeração em bar em BetimBetim cria WhatsApp para denúncias de festas clandestinas e aglomeraçõesFestas em Betim podem gerar multas de até R$ 92 mil reaisCOVID-19: Guaranésia decreta lockdown para conter avanço da doençaProprietário de bar é autuado e zomba da fiscalização em BetimPolícia prende três envolvidos na morte de empresário em Pará de Minas
Na Região Central da cidade, três estabelecimentos foram autuados por ultrapassarem o horário de funcionamento estipulado. Mesmo com as portas fechadas, os locais atendiam clientes em consumo. O estabelecimento que se destacou com o maior números de denúncias foi multado e lacrado por não apresentar os alvarás de localização e sanitário, além de não disponibilizar os itens obrigatórios das normas de biossegurança, como termômetro e álcool nas mesas.
Vizinhos do local enviaram, durante todo o dia, o material de divulgação do evento previsto para hoje e diversos vídeos e fotos que comprovavam música alta, mesmo com decretos vigentes no município proibindo qualquer tipo de evento.
Outros dois bares na região do Alterosas foram multados e interditados por funcionarem após 21 horas e não cumprirem as medidas sanitárias. Já na madrugada deste domingo, (10/1), na região do Imbiruçu, outros dois bares foram flagrados. Nos dois estabelecimentos, haviam mais de 30 pessoas em cada. Ambos foram multados e interditados.
Vigilância Sanitária presente na força-tarefa
A Vigilância Sanitária está participando das intervenções da Guarda Municipal de Betim e da Polícia Militar. Também na manhã de sábado (9/1), houve uma força-tarefa nas fiscalizações nos principais pontos comerciais da cidade. A intenção é evitar a propagação das ações que podem levar ao contágio do novo coronavírus.
A equipe percorreu as regiões do Centro, Alterosas e PTB. Somente na região Central, duas sorveterias foram autuadas por falta da oferta de luvas descartáveis para o autoatendimento dos clientes. Também foram aplicadas infrações sobre o não cumprimento do uso obrigatório de máscaras.
Nas três regiões, 97 estabelecimentos foram fiscalizados e oito autuados com multa mínima no valor de R$ 450. Além das fiscalizações, a Vigilância Sanitária orientou diversos estabelecimentos quanto às medidas de bissegurança.
Ainda da região Central, a Praça do Encontro, local conhecido por grande fluxo de pessoas fazendo atividades físicas e entretenimento para famílias, foi completamente isolada. A cascata foi desligada, brinquedos e aparelhos de ginástica lacrados e a população orientada a não permanecer no local.