A saúde pública de Belo Horizonte deve ter novos 40 leitos de UTI ainda nesta semana. É o que garantiu o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, em entrevista à Rádio Itatiaia nesta segunda-feira (11/01).
Leia Mais
COVID-19: BH passa de 70 mil casos e tem recorde de ocupação de UTIsEm 10 dias Uberlândia confirmou mais de 3,4 mil casos de COVID-19COVID-19: empresários e comerciantes oferecem à PBH leitos em hospitais PBH se reúne com comerciantes e avalia reabertura do comércioCOVID-19: Fundação Clóvis Salgado, em BH, interrompe atividades presenciaisAlta da COVID-19 em BH faz com que UFMG recue no plano de retornoCOVID-19: Zema vistoria primeiro lote de seringas enviadas ao Sul de Minas
Essa foi a quarta vez que a cidade bateu recorde de ocupação das UTIs somente em 2021. Agora, restam apenas 77 das 569 vagas do tipo disponíveis nas redes SUS e privada da capital mineira.
Para efeito de comparação, exatamente um mês atrás, em 10 de dezembro, Belo Horizonte registrava ocupação de 56,7% nas UTIs.
Porém, vale lembrar que a PBH alterou a metodologia de análise do indicador no último dia 17. O Executivo municipal excluiu do balanço uma série de leitos que, apesar de contarem até então, não estavam efetivamente disponíveis, seja por falta de pessoal ou por outros fatores.
“Caso aconteça uma contaminação maciça, que vá demandar um número muito grande de leitos tanto de enfermaria quanto de CTI, nós corremos o risco de ter gente morrendo na rua”, afirmou o secretário na última entrevista coletiva concedida pela prefeitura, em 30 de dezembro.
Prefeitura responde
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde informou que novos 24 leitos de UTI já foram incluídos no balanço desta segunda. A prefeitura esclareceu que articula para incrementar a oferta de vagas na rede SUS, mas que isso depende da contratação de profissionais de saúde.
"É esperado que nas próximas semanas este quantitativo aumente, desde que sejam viabilizadas as contratações de equipes necessárias para garantir a atenção médica adequada. A Secretaria, juntamente com os hospitais, tem trabalhado ininterruptamente na busca destes profissionais”, informou a pasta.
A reportagem também perguntou quais os custos da operação e quais hospitais serão beneficiados em caso de adição de novos leitos, mas esses questionamentos não foram respondidos.
Casos e mortes
Os casos de infecção pelo novo coronavírus em Belo Horizonte chegaram a 70.223. As mortes pela doença estão próximas de 2 mil.
Segundo boletim epidemiológico divulgado nesta segunda, são 1.956 vidas perdidas pela COVID-19 na capital mineira.