A madrugada desta terça-feira (12/01) foi de chuvas intensas em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Depois do nível da água subir, o Corpo de Bombeiros foi acionado para quatro ocorrências de pessoas que ficaram ilhadas em casa.
Leia Mais
Homem fica ferido após desabamento de casa em Santa LuziaSuspeito de tráfico troca tiros com PM no Barreiro e acaba mortoBH tem chuva durante a madrugada, mas próximos dias podem ser de estiagemIncêndio destrói depósito de material reciclável em Conselheiro LafaieteTromba d'água atinge Itajubá e causa prejuízos; veja vídeosServiço de alerta de chuvas via Whatsapp já está funcionando em UberlândiaBombeiros registram 21 quedas de árvores na Grande BH desde segunda-feira Prefeitura de Maria da Fé decreta estado de emergência por causa da chuvaAeroporto de Confins começa a vender passagens para destinos nos EUABarbacena: tempestade na madrugada inunda e praticamente destrói distritoAlgumas horas depois, no Bairro Sevilha, 1ª Seção, próximo à Escola Nossa Senhora das Neves, um adulto e duas crianças também foram acordados com o aumento repentino da água dentro da casa e ficaram ilhados. Durante o deslocamento dos bombeiros, a mãe informou que o marido conseguiu retirar todos da residência, mas precisavam de orientação.
O mesmo ocorreu no Bairro Rosaneves, próximo ao final da linha de ônibus 6170. O casal de moradores se refugiou no 2° andar, sendo que o homem é cadeirante. Foi informado ao Corpo de Bombeiros que o nível de água estava subindo muito rápido e ainda o cano de esgoto do vizinho se rompeu e acabou desaguando na casa dela. Quando os militares chegaram, já não havia mais risco e os moradores foram orientados.
Já em Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte, os bombeiros receberam uma chamada por volta das 03h55 no Bairro Angicos, em frente ao Café 3 Corações. Durante uma obra de contenção de muro trincado, ele acabou caindo e a água não teve por onde escoar e invadiu as casas e a rua. Não houve vítimas e os militares estiveram no local apenas para registro do fato e a orientação dos moradores da região.
O que fazer
Segundo o Sargento Miranda, do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais, em casos de inundações, o correto a se fazer é primeiramente localizar um local seguro dentro da própria residência. “No caso dessa ocorrência no Bairro Rosaneves, eles se deslocaram para o segundo andar da casa para nos acionar”, explicou.
Caso seja uma casa com apenas um pavimento, o militar orienta a encontrar um móvel para subir e aguardar a chegada dos bombeiros. “No caso de uma enchente, de uma inundação, a pessoa precisa aguardar o socorro do Corpo de Bombeiros e não enfrentar a correnteza”, completou.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra