Jornal Estado de Minas

ESTRAGOS

Prefeitura de Maria da Fé decreta estado de emergência por causa da chuva

Uma forte chuva deixou estragos em Maria da Fé, no Sul de Minas. O temporal começou na noite dessa segunda-feira (11/1) e continuou na manhã desta terça-feira (12/1). A água invadiu casas, provocou deslizamentos de terra e derrubou cinco pontes. A Prefeitura Municipal decretou estado de situação de emergência.





 

De acordo com a Defesa Civil, o local mais atingido foi o Distrito de Posses, mas estragos também foram registrados nos bairros Mata do Isidoro, Canfundó, Grota, Mata de Baixo e Goiabal.

 

Distrito de Posses foi um dos mais atingidos pela chuva (foto: Portal Plantão 24h MG/divulgação)
No Distrito de Posses, cerca de 20 famílias tiveram as casas invadidas pela água. A Defesa Civil informou que o nível do Ribeirão Posses chegou a subir mais de dois metros.

O temporal também provocou deslizamentos de terra e derrubou duas pontes. “Também registramos queda de pontes no Cafundó e na Mata do Isidoro. Duas comunidades estão ilhadas”, explica Marcos Mendes, da Defesa Civil.





 

Pelo menos cinco pontes foram destruídas com a força da água (foto: Portal Plantão 24h MG/divulgação)
A Prefeitura Municipal decretou estado de situação de emergência. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Assistência Social foram acionados para dar assistência às famílias e fazer a limpeza da cidade.

“Dividimos em duas equipes e ainda estamos fazendo o levantamento. Mas até o momento não temos informação de vítimas, desalojados ou desabrigados”, afirma.

 

Lambari

 

A forte chuva também atingiu Lambari nessa segunda-feira (11/1). De acordo com a prefeitura, o temporal durou uma hora e choveu cerca de 8 milímetros. Ruas foram alagadas e a força da água derrubou uma árvore no entorno do lago Guanabara.

 

Um posto de saúde no Bairro Campinho foi inundado e o atendimento precisou ser interrompido, mas já retomou nesta terça (12/1).

 

Parque das Águas está fechado para análise (foto: Ascom/divulgação)
O Parque das Águas também foi fechado depois de ser invadido pelas chuvas. Coletas da água mineral vão passar por análise. O resultado dever sair nas próximas 48 horas.

“Se o resultado for positivo e a água não tiver contaminada, o parque será reaberto ainda nesta semana”, explica Júnior Arantes, Secretaria de Turismo.

 

 





audima