A divulgação de notícias falsas continua sendo um problema enfrentado pelas autoridades da saúde diante da pandemia da COVID-19. Nesta quarta-feira (13/01), em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, a população local foi alarmada com a informação divulgada nas redes sociais de que os leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (CTI) para a COVID-19 haviam atingido a ocupação de 100%.
No entanto, na tarde desta quarta-feira, a Prefeitura de Diamantina divulgou comunicado, tranquilizando a comunidade, de que é falsa a informação lançada nas redes sociais por um médico da cidade histórica.
Leia Mais
COVID-19: Prefeitura de Ipatinga desmente 'fake news' de comércio fechadoFake News: Hospitais negam superlotação e PBH desmente fechamento de comércioCOVID-19: infectologista faz alerta contra 'fake news' em Varginha
“Não procede a afirmação de que estão ocupados 100% os leitos de CTI/Covid e de leitos clínicos direcionados ao tratamentos de pacientes acometidos pela COVID-19 (no município)", diz o comunicado da Prefeitura de Diamantina.
A nota também lembra que a informação falsa “vem causando pânico na população diamantinense”. De acordo com a prefeitura, a “informação correta e oficial” é que, nesta quarta-feira, “dos 20 leitos de terapia intensiva habilitados e disponíveis, (nove) estão ocupados, ou seja, menos de 50% (cinquenta por cento) da capacidade total”.
“Quanto ao leitos clínicos, nossa rede assistencial possui capacidade de expansão imediata de 20 leitos tão logo os atuais 20 (leitos) disponíveis estejam ocupados, o que ainda não aconteceu”, completa a nota.
“A notícia falsa que causou pânico em nossa população nos mostra o quanto é necessário que se tenha responsabilidade na veiculação das informações e respeito com o próximo, ainda mais nesse momento delicado e difícil”, observa a Prefeitura de Diamantina.
Lembra que tanto a prefeitura de Diamantina como a Santa Casa de Caridade emitem diariamente, boletins informativos oficiais.
“ Busque fontes confiáveis para se informar e não repasse notícias cuja fonte não é verificada. Nos ajude a combater as fake News. Use máscara. Tome os cuidados de higiene e, se puder, fique em casa. A responsabilidade no enfrentamento dessa pandemia é de todos e de cada um de nós”, diz o texto.
Conforme o ultimo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Diamantina, divulgado no início da noite desta quarta-feira, o município (47,6 mil habitantes) conta com 488 casos confirmados da COVID-19 e sete óbitos confirmados pela doença.