Quase duas semanas após promover um rodízio no funcionamento do comércio e proibir o consumo de alimentos e bebidas em bares, lanchonetes e restaurantes, Sete Lagoas, cidade localizada na Região Central de Minas, volta à Onda Amarela do Plano Minas Consciente e, a partir deste sábado (16/01), terá seus comércios reabertos de maneira ininterrupta.
Embora a Macrorregião que está inserida (Centro) permaneça na Onda Vermelha, a sua Microrregião (Sete Lagoas) migrou para a fase intermediária. Então, a partir de sábado, salões de beleza, academias, barbearias, bares, restaurantes, lanchonetes e feiras livres poderão operar normalmente, sem restrições de horário.
Leia Mais
COVID-19: Nova Serrana fecha serviços não essenciais a partir deste sábadoCOVID-19: São Tomé das Letras soma 30 novos casos da doença em oito diasCOVID-19 em Minas: casos diários explodem e chegam a recorde de 9,1 milTriângulo Sul piora nos indicadores da COVID e regride para onda amarelaCOVID-19: Sete Lagoas volta para Onda Vermelha e restringe comércioCOVID-19: Zema coloca Minas Gerais à disposição para ajudar o AmazonasCOVID-19: Belo Horizonte registra 36 novas mortes em 24 horasCOVID-19: Abastecimento de oxigênio está normal em BH e em MG, diz governoAlgumas atividades, no entanto, poderão funcionar diariamente, mas com um horário determinado. Antiquários, lojas de artigos esportivos, brinquedos, bicicletas, livrarias, papelarias, floriculturas, lojas de calçados, de tecidos e que vendem artigos para cama, mesa e banho estão autorizadas a funcionar das 8h às 16 horas.
Já as lojas de departamento, tabacarias e joalherias deverão funcionar das 10h às 16 horas. O decreto estabelece algumas medidas sanitárias específicas para algumas atividades.
No caso das feiras livres, os comerciantes estão proibidos de ofertar degustação aos clientes. As barracas deverão estar a uma distância de quatro metros e não poderão ter nenhum tipo de entretenimento, como música ao vivo ou mecânica e até mesmo a instalação de brinquedos.
As academias terão que respeitar lotação, na qual cada pessoa ocupe uma área de 10 metros quadrados. Então, se o espaço tiver 100 metros quadrados, só poderá receber 10 pessoas de cada vez. Os horários de treino deverão ser agendados e, ao longo do dia, os estabelecimentos deverão ser fechados a cada duas horas para limpeza completa.
Números da COVID-19 em Sete Lagoas
De acordo com o último boletim epidemiológico municipal, Sete Lagoas tem 7.571 casos positivos de COVID-19, sendo 127 casos registrados nas últimas 24 horas. Foram 69 mulheres e 58 homens.
Um novo óbito foi confirmado nesta sexta-feira, elevando o número de mortes para 108. Trata-se de um paciente de 77 anos que estava internado no Hospital Municipal e faleceu no último dia 11.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI COVID-19, levando-se em conta as redes pública e privada, está em 73,3%. Nesta sexta, 42 moradores de Sete Lagoas se encontram hospitalizados, confirmados com coronavírus.