A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou, neste sábado (16/01), que o metrô de Belo Horizonte passará a operar sem interrupção a partir da próxima segunda-feira (18/01). Desde o início da proibição do funcionamento do comércio não-essencial na capital mineira, no dia 11 de janeiro, as composições estavam operando com uma pausa de quatro horas durante o dia.
De acordo com a CBTU, o horário de início e término das atividades do metrô segue sem alterações, das 5h40 às 21h30, porém, sem a pausa de quatro horas durante o dia, que estava acontecendo de 11h30 às 15h30. A companhia constatou que, mesmo com o comércio não-essencial fechado em BH, a demanda permaneceu praticamente inalterada, com uma queda de apenas 15% em relação à semana anterior.
“Com base nessa análise, a CBTU optou por voltar a ofertar mais trens no pico, bem como pela circulação sem interrupções”, disse, em nota, a companhia.
Os ajustes já foram informados à categoria dos metroviários e ao Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT/MG), que determinou, por meio de decisão judicial, a adequação das atividades da CBTU conforme as demandas de Belo Horizonte.
O intervalo das composições varia entre oito a 10 minutos no pico e 18 minutos nos demais horários. Isso nos dias úteis. No sábado, os trens podem passar de 18 a 22 minutos, enquanto no domingo o tempo sobe para 25 minutos.
Enem
Neste domingo (17/01), com a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as estações estarão abertas das 5h40 às 21h30 de forma ininterrupta. Entre 10h e 13h, o intervalo entre as viagens será de 15 minutos. Nos demais horários, o tempo volta para 25 minutos.