Prefeitos do Sul de Minas se reuniram nesse sábado (16/01) para definir ações de enfrentamento à COVID-19. Ao todo, 12 prefeitos participaram dos encontros em Caldas e Camanducaia.
A decisão ocorreu depois que o Sul de Minas bateu recorde de casos do novo coronavírus pela segunda semana consecutiva. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), na semana passada a região somou 7.732 pessoas infectadas, sendo 60 mortes confirmadas pela doença.
Leia Mais
Itabira: Surto de COVID-19 no Lar de Ozanam leva 25 idosos ao isolamentoMG registra 6.812 novos casos e 110 mortes por coronavírus nas últimas 24hAnvisa pode liberar neste domingo a CoronaVac e a vacina de Oxford
Os prefeitos se mostraram preocupados com os altos números de casos e ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e com os índices que sofreram impactos com as festas de final de ano.
Já em Caldas, o grupo com as cidades de Andradas, Santa Rita de Caldas, Ibitiúra de Minas e Poços de Caldas decidiu que no primeiro momento o comércio segue funcionando seguindo todos os protocolos. Mas, segundo os prefeitos da região, uma nova reunião vai ocorrer na próxima semana para reavaliar a situação da pandemia.
Novos leitos de UTI
Durante a reunião, o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, destacou o trabalho feito desde o início da pandemia pela administração municipal, com as restrições e disponibilização de novos leitos de UTI, que não chegaram a 50% da ocupação.
Os prefeitos se mostraram solidários à situação de cidades como Pouso Alegre, que está com 100% de seus leitos ocupados, e pretendem pedir ajuda ao governo do Estado para ampliar a capacidade dos hospitais. A ajuda é para não comprometer o atendimento da microregião de Poços de Caldas.
“Esperamos uma atitude do governo do Estado de socorro à Pouso Alegre para que não possamos trazer este problema de grande ocupação de leitos para nossa cidade, mas somos solidários e precisamos ajudar. Neste momento não será tomada nenhuma atitude drástica em relação ao comércio e serviços, mas estaremos avaliando a todo momento os números da nossa microrregião. É um momento delicado, onde a população deve continuar seguindo as medidas de prevenção e a orientação é para que saia de casa somente se for extremamente necessário”, disse o prefeito Sérgio Azevedo.
O que é o coronavírus
Principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
- Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
- Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus
Mitos e verdades sobre o vírus
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também: