Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

COVID-19: Profissionais da saúde serão vacinados em clube de Uberlândia

Ainda sem previsão de recebimento de doses da vacina contra a COVID-19, a Prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, já definiu o local de imunização dos profissionais da saúde. O Uberlândia Tênis Clube (UTC) passa por adaptação para receber o pessoal de linha de frente.





Segundo o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues, o grupo vai ser vacinado por meio de agendamento. “Passei boa parte da manhã (desta segunda-feira) no UTC, e os profissionais serão agendados e cadastrados. Eles se deslocarão dos hospitais (onde trabalham) e, ordenadamente, serão vacinados”, disse.

Já existia a expectativa de que a vacinação pudesse ocorrer em espaços alternativos às salas imunização existentes na cidade. Primeiramente, para evitar aglomeração e, depois, por questões de segurança sanitária.

Nesta primeira fase do plano de vacinação de Uberlândia, também têm o direito de receber o imunizante os idosos com mais de 75 anos ou que estejam em instituições como asilos ou em internação psiquiátrica, além de acamados e povos indígenas. Não foi divulgado o local em que eles poderão receber a vacina.





cadastramento para a Fase 1 já está aberto no portal da Prefeitura de Uberlândia. Clique aqui para se cadastrar. Também não foi divulgado um balanço das primeiras horas do trabalho.

Sem previsão

Questionado sobre quantas doses da vacina o Ministério da Saúde enviará para Uberlândia, o prefeito Odelmo Leão disse que ainda não foi informado pelo governo. “Espero que seja pela quantidade de população. Somos a segunda maior população de Minas Gerais. Deveria ser respeitado o critério para enviar doses”, disse.

Minas Gerais, segundo planilha do Ministério da Saúde, vai receber mais de 560 mil doses da vacina. Uberlândia negociava 400 mil dosesapenas para o município junto ao Instituto Butantan. Contudo toda a produção já foi requisitada pelo Governo Federal.

audima