Avião que buscaria vacinas na Índia trará doses da CoronaVac para Minas
Airbus A330neo da Azul Linhas Aéreas saiu de Guarulhos, em São Paulo, com o primeiro lote de imunizantes para território mineiro
Matheus Adler
18/01/2021 17:30 - Atualizado em 18/01/2021 17:49
audima
O Airbus A330neo da Azul Linhas Aéreas, que buscaria vacinas contra a COVID-19 fabricadas pela Universidade de Oxford/Laboratório AstraZeneca na Índia, no último fim de semana, trará o primeiro lote de doses da CoronaVac para Minas Gerais. O voo,que saiu de Guarulhos, está previsto para pousar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, às 18h50 desta segunda-feira (18/01).
Será no terminal da Região Metropolitana de Belo Horizonte que acontecerá o ato simbólico do primeiro mineiro imunizado contra a COVID-19 no estado. O escolhido foi um profissional de saúde, ainda sem identidade revelada.
O avião que pousará em solo mineiro com o primeiro lote das vacinas para o estado é personalizado e ostenta o adesivo “Vacinação – Brasil Imunizado – Somos uma só nação”, feito pelo governo federal para celebrar a busca 2 milhões de doses de imunizantes em Mumbai, na Índia, na última sexta-feira (15/01). No entanto, impasses diplomáticos acabaram atrasando o envio das substâncias. Ainda não há previsão para a entrega.
Como permaneceu no Brasil, o avião foi deslocado para ajudar no transporte de oxigênio medicinal para Manaus, a pedido do Ministério da Saúde. A capital do Amazonas vive uma crise sanitária pela falta do gás. Somente nesse fim de semana, a aeronave, que saiu de Campinas transportou 40 cilindros, além de concentradores de oxigênio e uma tonelada de máscaras.
Após a missão em Manaus, o avião retornou para Recife nesse domingo (17/01), onde aguardava uma posição do governo federal, até que na tarde desta segunda-feira foi deslocado para Guarulhos, de onde levará lotes de vacinas para Belo Horizonte e Salvador.
Avião sobrevoou Belo Horizonte enquanto fazia o deslocamento de Recife para Guarulhos, antes de buscar doses para Minas (foto: Matheus Adler/EM/D.A Press)
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte. Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.