O governador Romeu Zema (Novo) sancionou decreto que dá prioridade à utilização de aeronaves oficiais do Estado para transportar vacinas – ou insumos necessários para a aplicação – contra a COVID-19. O transporte de pessoal também está contemplado.
Segundo o texto, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Gabinete Militar do governador precisam ter, cada, ao menos um avião integralmente disponível. A ideia é que as entidades estejam em permanente contato com a secretaria de Estado de Saúde (SES).
Leia Mais
Avião que buscaria vacinas na Índia trará doses da CoronaVac para MinasPrefeitura de BH não fará ato simbólico para iniciar vacinaçãoBH projeta ter 60 mil doses da CoronaVac; 'linha de frente' é prioridadeAvião cai dentro de piscina de resort em Furnas e deixa feridosGoverno de MG abre UTIs em BH e admite 'gargalo' de profissionais de saúde'Um alívio', diz a primeira médica vacinada contra COVID-19 em MinasDivinópolis implanta unidade móvel para vacinar profissionais de saúdeVacinação: cidades da Grande BH aguardam definição do número de dosesCOVID-19: Montes Claros se prepara para início de vacinação Valadares deixa o Minas Consciente e vai decidir sobre abertura do comércioSiga voo que trará a Minas Gerais primeiras vacinas contra COVID-19Lagoa Santa inaugura Central de Vacinação e apresenta plano de imunização Início da vacinação em MG: 'É injusto não participar', dizem enfermeiros COVID-19: profissionais das UTIs serão os primeiros a serem vacinados em BHCOVID-19: Vacinação em Valadares começa quando as vacinas chegaremCOVID-19: à espera da vacina, BH registra menor salto de mortes do anoO texto consta na edição de sábado (16/01) do Diário Oficial do Estado.
A logística para o transporte de pessoal, vacinas e insumos deverá seguir os protocolos determinados pelo Plano de Contingência para Vacinação construído pela saúde estadual e, ainda, o que estiver em documento similar produzido pelo Ministério da Saúde.
Primeiro lote chega a Confins em breve
As primeiras doses da CoronaVac devem chegar ao Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, às 18h50 desta segunda-feira (18/01). Serão 577.480 exemplares.
A expectativa é DE que as injeções sejam remetidas aos municípios e às unidades regionais da Central Estadual da Rede de Frio. Os aviões das forças de segurança serão, justamente, os responsáveis pelo transporte das vacinas.
Cada cidade ficará responsável por buscar seu quantitativo de vacinas na unidade de frios mais próxima. Os municípios que já tiverem recebido seu quantitativo poderão começar a vacinação a partir desta terça (19).