Escolta policial, 13 rotas áreas e uma terrestre: é assim que Minas Gerais pretende abastecer seus 853 municípios com a Coronavac. A vacina, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, chegou na noite dessa segunda (18) ao Aeroporto Internacional de Confins, na Grande BH.
Leia Mais
Secretário diz que Minas deve ter todas as cidades vacinando até quarta''Nossa luz no fim do túnel'', diz primeira vacinada sobre Coronavac'Se tivemos trabalho, a carga deles foi maior', diz Zema sobre vacinadosCom 158 doses da vacina, Caeté não atenderá todos profissionais da saúdeVacinação contra COVID-19: Betim recebe 5.160 doses da CoronaVac Nova União terá apenas 22 doses da Coronavac para profissionais da saúdeZema vai a Montes Claros acompanhar 1ª vacinação no interior de MGComeça distribuição de vacinas contra a COVID-19 para o interior de Minas
Eles cruzarão os céus por meio de 13 rotas aéreas. As aeronaves estão no hangar do gabinete do governador e vão partir de lá por volta das 4h30 desta terça (19) em direção ao interior com a Coronavac.
As vacinas estão armazenadas no Bairro Gameleira, na Zona Oeste de Belo Horizonte. Portanto, os aviões e helicópteros farão mais de uma viagem para levar todos os imunizantes às superintendências e gerências de saúde o quanto antes.
"Essa carga sai da Rede Frio (no Gameleira) e vai para o hangar do governador. Nós teremos oito aeronaves fazendo esse transporte simultâneo para diversas regiões do estado", explica o coronel.
A única rota terrestre vai acontecer na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Sete Lagoas (Região Central) e em Divinópolis (Centro-Oeste).
"Essas vacinas sairão em caminhões com adequação de temperatura", afirma Flávio Godinho.
Escolta policial
Depois do transporte aéreo até as cidades-polo, o governo do estado planeja escoltar as vacinas até as prefeituras menores.
Isso acontece para evitar roubos no caminho. Portanto, a ideia do governo é garantir a entrega, no mais tardar, até esta quarta (20/1).
"Todas as vacinas terão apoio das forças de segurança para serem entregadas", garante o coronel da PM, Flávio Godinho.