A Santa Casa de Passos, no Sudoeste de Minas, ultrapassou o limite da ocupação da Unidade de terapia Intensiva (UTI) COVID-19 e precisou adaptar novos leitos para atender pacientes infectados. Mesmo com novos leitos, o hospital atinge 113% da capacidade.
Leia Mais
Começa vacinação contra COVID-19 no interior de Minas GeraisCOVID-19: Neves libera comércio, mas com restrição de dias e número de CPFCadastro de vacinação contra COVID-19 já tem 45,5 mil pessoas em UberlândiaMais de 40 bairros em BH, Sabará e Santa Luzia ficam sem água; veja lista
“Até os últimos meses, não foram necessários à utilização total dos leitos tanto de UTI como clínicos, diminuindo assim a oferta da Secretaria de Estado de Saúde. Diante do cenário que temos nos deparado nas últimas semanas, com o aumento da incidência do vírus, foi realizado um replanejamento visando adequar o número de leitos segundo a taxa de contaminação da doença”, completa.
Na ala da enfermaria, o hospital possui 45 leitos e 21 estão ocupados, atingindo 47% do limite. Ao todo, são 55 pacientes infectados pelo novo coronavírus internados na Santa Casa de Passos. “Em virtude do extrapolamento do número de leitos de UTI pactuados com a Secretaria de Estado de Saúde, disponibilizou leitos em caráter de urgência, que não estavam sendo usados”, diz.
A Santa Casa de Passos é referência regional na urgência e emergência, em oncologia e maternidade, e todas estas linhas de cuidado demandam leitos de UTI.
“Fato este que não nos possibilita direcionar todos os leitos existentes somente para assistência a pacientes em tratamento contra a COVID-19, o que traria um enorme transtorno para toda a população. Para disponibilizar novos leitos de terapia intensiva, são necessários estrutura física, equipamentos, insumos farmacêuticos e recursos humanos, com equipe multiprofissional, que estão extremamente escassos neste momento”, explica.
A diretoria da Santa Casa ressaltou a importância do apoio da população. “Reafirmamos o nosso compromisso de estar diariamente acompanhando o desenvolvimento desta doença e medidas e adequações poderão ser adotadas dentro das possibilidades e recursos existentes”.
Combate
O último decreto foi publicado no dia 14 de janeiro e tem validade até a próxima quinta-feira (21/1). A prefeitura proíbe festas e aglomerações na cidade. Bares e restaurantes podem atender o publico até as 18h, depois deste horário, o serviço fica restrito para delivery.
"Estamos em reunião e a administração nmunicipal decidiu que Passos regride para onda vermelha do Programa Minas Consciente e nesta quarto-feira (20/1) deve sair um novo decreto", afirma assessoria de imprensa da prefeitura.