Juiz de Fora, na Zona da Mata, recebeu as primeiras doses da vacina contra COVID-19, a CoronaVac, nesta manhã de terça-feira (19). Uma aeronave da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) fez o transporte das caixas de isopor contendo os imunizantes.
Leia Mais
COVID-19: Juiz de Fora divulga plano de vacinação da primeira faseBH: vacinação no Júlia Kubitschek e Eduardo de Menezes começa nesta terçaComeça vacinação contra COVID-19 no interior de Minas GeraisTécnica de enfermagem recebe a 1ª dose da CoronaVac em Juiz de ForaSul de Minas x Manaus: pesquisa mostra comparativo de casos de COVID-19COVID-19: Poços de Caldas passa de 100 mortes no dia de início da vacinaçãoCOVID-19: Em Neves, só 40% dos profissionais de saúde serão vacinadosTécnica de enfermagem é a 1ª a receber vacina contra a COVID em DivinópolisCOVID-19: PBH recebe 128.388 mil doses da vacina e inicia distribuiçãoA prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), esteve no aeroporto da Serrinha para recepcionar o carregamento dos imunizantes. “A chegada dessas vacinas contou com uma colaboração importante com o governo de Minas, da secretaria de Saúde… Isso é fundamental para que a gente possa virar esta página dura da nossa história, da história do Brasil e de Juiz de Fora”, comemora.
O material será distribuído nas 37 cidades que compõem a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora. A Polícia Militar de MG será responsável pela logística de distribuição no interior.
Em Juiz de Fora, a expectativa é de imunizar 7.500 pessoas nesta primeira etapa. De acordo com a prefeitura, 10 equipes de saúde irão vacinar o público prioritário – que é composto por trabalhadores e idosos de instituições de longa permanência, além de profissionais de saúde da linha de frente de enfrentamento à COVID-19.
A cidade tem 24 instituições de longa permanência de idosos, que empregam 786 profissionais de saúde. No total, Juiz de Fora tem 17 mil trabalhadores da saúde.
O início da imunização
Nesta quarta-feira (20), a primeira pessoa em Juiz de Fora será vacinada, às 8h.
No interior de Minas Gerais, Juiz de Fora é a cidade que vai receber o maior número de doses. Serão 14 caixas com imunizantes contra a COVID-19.
Cada caixa contém cerca de 2.400 doses. Montes Claros recebe 11 caixas; Uberlândia e Divinópolis nove cada; Pouso Alegre oito; e Varginha sete caixas.
Cada caixa contém cerca de 2.400 doses. Montes Claros recebe 11 caixas; Uberlândia e Divinópolis nove cada; Pouso Alegre oito; e Varginha sete caixas.
No sábado (16), Juiz de Fora regrediu para a Onda Vermelha do programa Minas Consciente do governo estadual.
A cidade acumula 628 mortes em decorrência da COVID-19 e os casos confirmados somam 15.692.
A cidade acumula 628 mortes em decorrência da COVID-19 e os casos confirmados somam 15.692.
As 37 cidades que compõem a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora
- Andrelândia
- Aracitaba
- Arantina
- Belmiro Braga
- Bias Fortes
- Bicas
- Bocaina de Minas
- Bom Jardim de Minas
- Chácara
- Chiador
- Coronel Pacheco
- Descoberto
- Ewbank da Câmara
- Goianá
- Guarará
- Juiz de Fora
- Liberdade
- Lima Duarte
- Mar de Espanha
- Maripá de Minas
- Matias Barbosa
- Olaria
- Oliveira Fortes
- Passa Vinte
- Pedro Teixeira
- Pequeri
- Piau
- Rio Novo
- Rio Preto
- Rochedo de Minas
- Santa Bárbara do Monte Verde
- Santa Rita de Jacutinga
- Santana do Deserto
- Santos Dumont
- São João Nepomuceno
- Senador Cortes
- Simão Pereira
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás