Em tempos sombrios, onde a ignorância tenta derrubar a ciência com discursos de desdém, às vezes de ódio, sempre quando o assunto é o combate à pandemia do novo coronavírus, especialmente sobre as vacinas contra a COVID-19, a primeira vacinada contra a doença em Governador Valadares, Gleicilene da Silva, 35 anos, desarmou os espíritos: “tomei a picadinha do amor”, disse.
Leia Mais
CoronaVac: 'Grupo placebo' dos testes em MG deve ser vacinado em breveDe máscara, 70% dos alunos convocados voltam às aulas em Coronel FabricianoComeça distribuição de vacinas contra a COVID-19 para o interior de MinasMãe autoriza interrupção de gravidez da filha, de 10 anos, em ValadaresVacinação em Coronel Fabriciano começou pelos internos de um lar de idososPolícia Civil prende suspeito de tentar matar policial em BH“Infelizmente eu perdi a minha avó e a minha prima, tudo na mesma semana. Então, tomar a vacina significa ter esperança que outras famílias não vão passar pelo que eu e minha família passamos”, disse.
Quem aplicou a vacina em Gleicilene foi a enfermeira Rita Godinho, também do setor de imunização da SMS. Antes de retirar o frasco da vacina da caixa térmica, Rita quebrou o protocolo. Pediu a Deus para abençoar as vacinas e todas as pessoas que seriam vacinadas. E puxou a oração do Pai Nosso, sendo acompanhada por todos os presentes à solenidade de vacinação.
Em seguida, fez o que sonhou há meses: aplicou a primeira vacina contra a COVID-19 na colega Gleicilene. Foram os segundos mais emocionantes de sua profissão, e segundo ela, valeram a pena. Quando Rita retirou a agulha do braço de Geicilene, as duas foram muito aplaudidas.
Emocionada, Gleicilene desabafou. “Sinto a sensação de dever cumprido, de honra, uma sensação indescritível. E o melhor de tudo é que eu vou trabalhar com o armazenamento e distribuição da vacina nos postos de saúde. Então, é uma honra enorme fazer parte deste momento e passar confiança para a população, e dizer que a vacina é segura”.
Governador Valadares recebeu 3.484 doses da vacina contra a COVID-19. O prefeito André Merlo, presente à solenidade de vacinação dos primeiros servidores da SMS, pediu a população para ter paciência e esperar os grupos prioritários se vacinarem. “Já recebi pedidos de pessoas querendo ser vacinadas antes de todos, mas eu quero dizer que não haverá privilégios”.