A famosa hospitalidade mineira ultrapassa fronteiras, conquista o coração dos visitantes e ganha lugar de destaque no mundo do turismo. O povo das Gerais pode dizer agora "de boca cheia": o estado é o único destino brasileiro na lista das regiões mais acolhedoras do planeta, segundo o ranking global da premiação Traveller Review Awards 2021, da plataforma de reservas online Booking.com.
Leia Mais
Revitalizada, capela de Macacos recebe fiéis no dia de São SebastiãoTribunal de Justiça derruba liminar e mantém comércio fechado em BHRetomada do turismo e da economia é teste desafiador para TiradentesExtrema, no Sul de MG, vai instalar barreira sanitária durante o carnavalMonte Verde é o segundo destino entre os 10 mais acolhedores do BrasilBelo Horizonte aparece em lista de 21 destinos tendência para 2021Timóteo prevê reinício das aulas semipresenciais para 22 de fevereiroSindicatos dos bancários denunciam filas e aglomeração na porta dos bancosMenino que engasgou com brinquedo em MG respira com ajuda de aparelhosPara o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o resultado reflete "a mineiridade, a união de nossas culturas e formas de se colocar no mundo, frente à consolidação das políticas públicas de turismo no estado, bem como a constante profissionalização do setor".
Para o titular da Secult, estar entre os 10 locais mais acolhedores do mundo, sendo o único representante do Brasil, é motivo de celebração e motivação para os próximos projetos estratégicos a serem iniciados a partir de fevereiro, dentro da segunda fase de reestruturação do setor, com o lançamento do projeto Minas para o Brasil. "Há uma série de ações e parcerias que irão potencializar o mercado. As iniciativas desenvolvidas em Minas para atrair turistas vão além do destino, pois estão no turismo de experiência, no turismo cultural, de paisagem, de aventura que é tendência."
Leônidas destaca Minas como o estado de maior potencial nessa área, com quatro patrimônios da humanidade, cozinha mineira exuberante, 432 museus, festivais, congado, artesanato internacional além de concentrar 62% do patrimônio cultural tombado do país”.
Seleção
Os destinos selecionados se destacaram por, mesmo em um ano marcado por desafios incomparáveis para toda a indústria do turismo, conseguirem tornar as experiências de viagens ainda mais inesquecíveis, "pela oferta de hospedagem, aluguéis de carro ou táxis para o aeroporto".
Além de Minas, estão entre os 10 mais: Taitung Country (Taiwan), Prešovský kraj (Eslováquia), Oberösterreich (Áustria), Tasmânia (Austrália), Canterbury (Nova Zelândia), Nova Scotia (Canadá), Chubut (Argentina), O'Higgins (Chile) e Iowa (Estados Unidos).
O prêmio inclui diversas categorias que avaliam a qualidade dos serviços oferecidos. “Funcionários” foi a mais bem avaliada entre os vencedores do Traveller Review Award 2021, seguida pela limpeza e localização da acomodação – resultado que está em linha com as tendências globais. Com o aumento da preocupação dos consumidores com relação à saúde e higiene, os vencedores tiveram, em média, uma nota de limpeza 17% maior do que a nota média de limpeza das propriedades não vencedoras, o que sugere que esse aspecto pode ser o diferencial para uma estadia perfeita.
A lista de países com o maior número de parceiros de acomodações premiadas também inclui a Itália (151.801), a Espanha (81.341), a França (77.687), a Alemanha (63.829), a Croácia (52.992), o Reino Unido (48.649), a Rússia (47.188), a Polônia (46.272), os Estados Unidos (43.572) e o Brasil (40.491).