Na manhã deste domingo (24/01) manifestantes fizeram carreata até o Mirante Morro dos Veados, em Ibirité, Grande BH, em protesto contrário à instalação da mineradora MGB, no Parque Estadual da Serra do Rola Moça.
Leia Mais
Defesa Civil emite alerta de pancadas de chuva em BHMineiros estão entre as vítimas de acidente aéreo com time do Tocantins Socorrista que superou fobia pede para todos se vacinarem contra COVID-19Movimentos populares do Serro criticam prefeito e tentam impedir mineraçãoMulher morre em acidente entre lancha e jet ski na Lagoa de FurnasO projeto em questão pretende construir uma estrada dentro do parque, que é uma Unidade de Conservação e, segundo os manifestantes, isso pode causar extinção da mata atlântica local, trânsito intenso de caminhões e, consequentemente, poluição ao ambiente.
Além da mineração, a manifestação visou alertar que o projeto atual de construção da alça sul do novo Rodoanel causará grande impacto na Serra do Rola Moça. Uma possibilidade de traçado da rodovia passará pelo parque e os manifestantes acreditam que isso irá prejudicar ainda mais o acervo ambiental da região.
A manifestação contou com um roteiro que começou na Praça de Casa Branca, a qual os carros se reuniram para sair da carreata em direção ao parque. A manifestação começou por volta de 11h no Mirante Morro dos Veados.
Em nota, a Mineração Geral do Brasil (MGB) informou que começou a recuperação ambiental da Mina Casa Branca, no dia 18/01, cumprindo uma ordem judicial, da Agência Nacional de Mineração e da Legislação Vigente.
Pontuou que as obras são de extrema importância porque "é preciso eliminar todo e qualquer risco de rompimento da barragem alteada a montante. Minas Gerais merece todos os cuidados, esforços e investimentos necessários para tanto".
A MGB assegurou que "as atividades na Mina Casa Branca serão realizadas em conformidade com projetos geotécnicos e sem qualquer interferência no lençol freático".
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira