A prefeita de Juiz de Fora, na Zona da Mata, Margarida Salomão (PT) anunciou a saída do município do programa estadual Minas Consciente, a partir de amanhã. O anúncio ocorreu no final da manhã desta segunda-feira (25), em coletiva de imprensa extraordinária na Prefeitura. Um novo decreto com novas regras para atividades comerciais e de prestação de serviços será publicado ainda hoje, após reunião do Fórum em Defesa da Vida.
Leia Mais
Técnica de enfermagem recebe a 1ª dose da CoronaVac em Juiz de ForaDecreto municipal define saída de Ipatinga do Plano Minas ConscienteMinas Gerais se aproxima de 694 mil casos de COVID-19Juiz de Fora reabre o comércio após saída do programa Minas ConscienteMais 87 mil doses da CoronaVac chegam a Minas nesta segundaJuiz de Fora está na Onda Vermelha desde o último dia 16, quando o comércio fechou as portas. O Minas Consciente é dividido em três fases; a Onda Verde, que permite a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio; a Onda Amarela, para serviços não essenciais; e a Onda Vermelha, a mais restritiva, quando somente os serviços considerados essenciais são permitidos.
Ainda hoje, às 15h30, representantes de vários setores e instituições vão se reunir, por meio do Fórum em Defesa da Vida, para estabelecer protocolos para funcionamento das atividades, previstos para serem aplicados a partir desta terça-feira (26), após publicação de novo decreto.
Margarida salientou ainda que, a prioridade do governo é a defesa da vida, tanto no combate à pandemia quanto o trabalho e a renda. E que a decisão é resultado de manifestações de vários setores da sociedade. “Precisamos envolver a sociedade nesse processo, porque se as pessoas não se engajam, não adianta ter normas que não são cumpridas. Isso é fundamental, que essas normas tenham engajamento da própria sociedade, para que de fato tenhamos a melhor gestão possível”, justifica a prefeita.
Nesta segunda, a cidade acumula 664 mortes em decorrência da COVID-19 e o total de casos confirmados é de 16.335. A taxa de ocupação de UTI-SUS é de 79,13%.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás