Minas Gerais receberá, na tarde desta segunda-feira (25/01), mais 87.600 doses da CoronaVac, vacina contra a COVID-19 produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. A chegada do material em solo mineiro está prevista para as 15h20, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
As doses partem do Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. O lote se soma às outras 577 mil doses da vacina que já foram distribuídas pelo estado, por meio do governo de Minas.
A nova remessa de doses seguirá o protocolo de distribuição adotado por Minas Gerais. Elas serão transferidas para a Central Estadual de Rede de Frio, de onde é feita a distribuição para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS). A distribuição tem à disposição transporte terrestre e aéreo, quando necessário.
"A distribuição dos imunizantes para as 28 Unidades Regionais de Saúde do estado ocorrerá tão logo as equipes da SES finalizem a avaliação das necessidades de cada município de forma a atendê-los da maneira mais eficiente possível", divulgou o governo de Minas.
O mesmo processo acontece com as 190,5 mil doses da vacina Covishield, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca/Universidade de Oxford em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Minas recebeu essas doses nesse domingo (24/01) e dará sequência à distribuição nos próximos dias.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais, divulgados nesta segunda-feira, 693.550 pessoas foram infectadas pelo coronavírus em solo mineiro. Dessas, 14.305 morreram, 614.232 se recuperaram e 14.305 estão em acompanhamento.