Os profissionais de saúde serão, novamente, os priorizados na primeira etapa de vacinação com as doses da Oxford/AstraZeneca em Belo Horizonte.
O imunizante, assim como a CoronaVac, já tem aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil. Porém, BH ainda não recebeu doses.
Isso deve acontecer em breve. Nesse sábado (23/01), o governo de Minas Gerais recebeu 190.500 doses da vacina.
Os imunizantes estão na Rede Frio do estado, localizada no Bairro Gameleira, Região Oeste da capital mineira.
Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não sabe quantas doses serão repassadas à capital. "A partir daí, será possível definir a estratégia nesta nova fase de imunização", informou a PBH.
"Condicionado ao número de doses deste repasse previsto, os demais profissionais de saúde de Belo Horizonte serão vacinados", completou o Executivo municipal.
Por outro lado, vale ressaltar que essas novas doses não vão para aqueles já vacinados na semana passada e no início desta.
Isso porque os 36.207 imunizados até aqui em BH receberam a CoronaVac, do Instituto Butantan em parceria com a Sinovac Biotech.
Portanto, eles precisam completar o esquema vacinal em até 21 dias com o mesmo imunizante.
Diretrizes
A prefeitura segue o Plano Nacional de Imunização (PNI). Portanto, a prioridade dessa primeira fase de vacinação é dos profissionais de saúde, principalmente aqueles que atuam na linha de frente da COVID-19.
O PNI também previa a proteção de idosos e deficientes institucionalizados nessa primeira etapa. Porém, a prefeitura optou por priorizar apenas os profissionais de saúde por enquanto.