A Prefeitura de Uberlândia definiu que vai voltar às aulas presenciais e que a data é o dia 8 de fevereiro. O modelo usado no primeiro momento é de revezamento entre salas de aula e ensino remoto, segundo a secretaria municipal de Educação. O anúncio foi feito após deliberação do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 do município.
Segundo comunicado feito pela secretária de Educação, Tânia Toledo, as famílias é que vão decidir se mandam os filhos para as escolas já no próximo mês ou se aguardam mais algum tempo. De toda forma, as salas terão até 50% da capacidade dos alunos.
Outro método usado é o de revezamento dos alunos que forem mandados para as escolas. Metade deles terá aula presencial em uma semana e na semana seguinte deverão assistir aos conteúdos remotamente para que haja espaço para todos e as instituições não ultrapassem a capacidade de 50% das salas.
“Nossas escolas estão preparadas de acordo com protocolos de segurança e todos os itens necessários foram adquiridos para segurança. Acreditamos que faremos um bom retorno”, disse Tânia Toledo no comunicado.
Desde o início do ano, o município tem uma cartilha para volta às escolas, que determina protocolos já conhecidos, como uso de máscara, medição de temperatura e distanciamento em sala. As aulas presenciais estão suspensas há cerca de 10 meses em Uberlândia.