Após “furar fila” da vacinação, o secretário de Esportes de Santa Luzia, Marco Aurélio Silva, foi demitido na manhã desta quarta-feira (27/01). Segundo a prefeitura da cidade, que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, outras pessoas envolvidas na fraude foram exoneradas.
O descaminho foi descoberto após apuração e cruzamento de dados feitos pela auditoria preliminar da Secretaria Municipal de Saúde. Sem informar a quantidade ou identificar os envolvidos, a administração municipal revelou que os funcionários que falharam com a guarda e fizeram a aplicação da primeira dose, seja direta ou indiretamente, também foram exonerados.
Leia Mais
Homens são presos após assalto a motorista de aplicativo em Santa LuziaCasal é executado e corpos são queimados em Santa Luzia, na Grande BHMais de 40 bairros em BH, Sabará e Santa Luzia ficam sem água; veja listaEx-vereador de BH assume cargo de secretário que furou fila da vacinaPolícia recupera carga roubada no valor de R$ 2 milhõesFuncionários do João XXIII querem ser vacinados e denunciam fura-filas Kalil não crava data, mas reabertura de BH pode estar próximaA prefeitura informou que será aberto ainda nesta quarta-feira um processo administrativo e feita a ocorrência policial para que todas as medidas necessárias, administrativas e criminais, sejam tomadas. Até o momento, a auditoria não encontrou outro desvio de doses da vacina.
Refoço nos protocolos
“Agora, toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde está sendo reorientada, inclusive sobre as consequências de se faltar com as determinações estabelecidas na Nota Técnica encaminhada pelo Ministério da Saúde”, informou o município, em nota.
O texto acrescenta: “Vale ressaltar que o desvio aconteceu apesar de todas as medidas tomadas para que a vacinação ocorresse de forma organizada e segura. Agora, os protocolos serão reforçados para que tal ato não volte a acontecer na cidade".