O avanço do novo coronavírus tem preocupado a administração municipal de Poços de Caldas, no Sul de Minas. Além das medidas restritivas adotadas na cidade, a prefeitura vai usar um drone para fiscalizar o comércio a partir desta sexta-feira (29/01).
De acordo com a prefeitura, a nova medida foi adotada para frear o contágio da COVID-19 na cidade. “Parece que a população decretou o fim da pandemia. As pessoas estão achando que a pandemia acabou. Pelo contrário, ela está muito mais grave do que foi na primeira onda”, disse Sérgio Azevedo, prefeito.
Leia Mais
COVID-19: Duas pessoas aguardam leitos de UTI em Três Corações Vacina: Centro-Oeste de MG recebe 19 mil doses para 53 municípiosMunicípios mineiros receberão 356 mil vacinas até sexta-feira (29/01)BH chega a mil mulheres mortas pela COVID-19Ouro Preto: Falta de máscara vai gerar multa de R$ 99,15
“O pessoal está comemorando aniversario direto. São 170 mil habitantes. Por mês, nos temos 15 mil aniversários. Por dia, quase 500. Já pensou se todo mundo fizer uma festa? Vai espalhar a COVID-19. Então, não é o comércio, em si, que está espalhando. O comércio está atuando com protocolos. Então vamos tomar cuidado. A vacina chegou, mas, infelizmente, não tem para todos”, lamenta prefeito.
O prefeito da cidade acredita que o impacto no boletim municipal tem sido causado pelas festas particulares e pelo relaxamento das regras em alguns bares do município. “Eu peço novamente a ajuda de todos vocês. Alguns comércios e bares estão abusando. Eu quero dizer que a fiscalização está efetiva. Sexta-feira (29/01) começa até um drone a funcionar pelo centro. A fiscalização vai direto e fechar esse estabelecimento. Estou sendo bem claro, e pedindo ajuda de vocês para que possamos vencer, como vencemos na primeira onda”, ressalta.
Volta às aulas
As aulas na rede municipal de Poços de Caldas terão início no dia 8 de fevereiro, ainda de forma remota.” Neste momento, os indicadores da COVID- 19 no município e em toda a região não permitem o retorno das aulas presenciais ou o estabelecimento de um sistema híbrido de ensino”, diz assessoria de imprensa. Nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro, os gestores escolares já coordenarão os trabalhos com as equipes, também de forma online.
Cada unidade manterá o formato desenvolvido durante o ano de 2020, com os recursos mais adequados a partir das necessidades da comunidade escolar.
“Diante das necessidades que se apresentam, a Secretaria Municipal de Educação manterá o sistema remoto de ensino com nossos alunos, a partir de 8 de fevereiro, de acordo com as recomendações do Comitê Municipal Extraordinário COVID-19. Aproveito para agradecer e parabenizar as equipes, que se desdobraram para oferecer alternativas de ensino adequadas para nossos estudantes durante todo o ano de 2020”, destaca a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.