Os últimos dias de janeiro serão marcados pelo forte calor e clima seco do “veranico” em Minas Gerais. Em Belo Horizonte, a temperatura pode chegar aos 33°C na tarde desta sexta-feira. A pouca chuva que ocorre no estado segue presente em apenas duas regiões.
“Estamos sob o domínio de um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias. Assim, a massa de ar seco age sobre Minas. De hoje até domingo, Belo Horizonte pode ter névoa seca à tarde”, explica o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O dia na capital será de céu claro a parcialmente nublado. A temperatura mínima hoje foi de 17°C e a máxima prevista é de 33°C. No estado, a mínima foi 12°C em Monte Verde, no Sul, e a máxima pode alcançar os 38°C no Vale do Jequitinhonha.
Assim como nas últimas semanas, as chuvas isoladas podem ocorrer apenas no Sul e no Triângulo Mineiro. Na faixa Leste de Minas, a nebulosidade é maior. No restante do estado, céu com poucas nuvens. A expectativa é de que a partir da terça-feira que vem, início de fevereiro, a possibilidade de chuvas no estado aumente.