
De acordo com o Colegiado de Proteção Animal, nas últimas semanas, foi anunciado o fim do Programa de Manejo Animal do CODA, que era ofertado de forma gratuita à população de baixa renda da cidade. “O secretário do Meio Ambiente, Marcelo Murad, disse que essa demanda não é mais de responsabilidade do município. Ele afirmou, em áudio, que o município não irá mais investir recursos no atendimento a animais, sendo que tem que atender vidas”, explica Colegiado de Proteção Animal.

“Houve uma mudança no canil municipal. Vocês tenham paciência, que nós estamos remodelando o que está acontecendo lá. Na realidade, pegava-se cachorro na rua, levava ao canil, vermifugava e soltava na rua de novo. Aí, como fica? Sai da rua, vai pra lá e volta pra rua? Não. Seja lá o número que for, animais serão cuidados no canil municipal. Não é para estar solto na rua”, disse prefeito no vídeo.

CODA
O Colegiado de Proteção Animal explica que Três Corações vinha se destacando na execução de políticas públicas de proteção e defesa animal. “Há seis anos, a ONG Arca de Noé deu início a ações de humanização junto ao canil, culminando numa parceria inédita entre o Legislativo Municipal, o Poder Executivo e o Terceiro Setor nos últimos dois anos. Foram adotadas políticas públicas mais efetivas para o controle populacional de animais no município de Três Corações, dando cumprimento à Lei Estadual nº 21.970/2016”, diz.

De acordo com a ONG responsável, nesse período foram feitas cerca de 2,5 mil castrações e mais de 2 mil adoções responsáveis. “Os animais que não eram adotados eram devolvidos para a comunidade onde estavam inseridos, sendo acolhidos pela população por meio de programa do cão comunitário - e continuavam disponíveis para adoção com identificação por meio de coleira exclusiva”, afirma.
RESPOSTA
A Prefeitura de Três Corações não deu detalhes sobre o caso, mas esclareceu que o Centro Operacional de Defesa Animal (CODA) não está fechado. “O local, administrado pela Secretaria do Meio Ambiente, passará por obras de ampliação e o trabalho de proteção e bem estar animal continua sendo feito normalmente, não havendo nenhum descumprimento à Lei Estadual”, afirma assessoria de imprensa.