Janeiro vai terminar marcado pelas altas temperaturas. Os últimos dias do mês serão de muito calor e clima seco em Belo Horizonte e em grande parte de Minas Gerais. Nesta sexta-feira (29/1), a Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada na Pampulha, registrou a máxima de 31°C durante a tarde.
De acordo com Lizandro Gemiack, meteorologista do Inmet, a previsão é de mais calorão para o último fim de semana de janeiro e para o início de fevereiro.
“Estamos prevendo 34°C para este final de semana e pelo menos até a próxima quarta-feira. A partir de quarta, a previsão está incerta, mas o calor será forte neste início de fevereiro, com tempo muito seco. As chances de chuva são pequenas e se tiver será na Região do Triângulo e no Sul de Minas. Chuva totalmente isolada.”, afirma Lizandro.
Mais cedo, o Inmet explicou o porquê do calor intenso na capital e no estado.
“Estamos sob o domínio de um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias. Assim, a massa de ar seco age sobre Minas. Belo Horizonte pode ter névoa seca à tarde até domingo”, disse o meteorologista Cléber Souza, do Inmet.
Além da possibilidade de chuvas isoladas no Sul e no Triângulo Mineiro, no Leste de Minas a nebulosidade é maior. Já no restante do estado, céu com poucas nuvens, tempo seco e muito calor.
Nessa quinta-feira (28/01), BH registrou o segundo dia mais quente do ano com termômetros marcando 32°C, ficando atrás de 1º de janeiro, quando foram registrados 32,4°C.
A Defesa Civil emitiu um alerta para a baixa umidade do ar válido até domingo (31/01). Confira: