Das 6.901 doses iniciais da vacina contra a COVID-19 que chegaram a Uberlândia, no Triângulo Mineiro, 5.789 delas foram aplicadas desde 19 de janeiro, segundo balanço divulgado pela secretaria municipal de Saúde. Isso equivale a pouco menos de 85% do total da unidades. A cidade aguarda a entrega de outras 8.158 doses, que chegaram nessa sexta-feira (29/01) na Superintendência Regional de Saúde (SRS).
Leia Mais
Uberlândia confirma aulas presenciais já a partir de 8 de fevereiroIdosos acamados começam a ser vacinados em UberlândiaCOVID-19: Fórum de Uberlândia volta a restringir atendimento presencialJaneiro foi o mês com maior número de novos casos de COVID-19 em UberlândiaPM encerra pelo menos três festas clandestinas em UberlândiaMinas se aproxima da marca de 15 mil mortes por COVID-19; casos são 729 milPosteriormente, a imunização foi feita em idosos nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs), bem como das pessoas com deficiência em residência inclusiva. As equipes visitaram 28 instituições, aplicando 771 doses, segundo balanço municipal.
Idosos acamados também passaram a receber o imunizante na última semana. Ao todo, 546 idosos receberam em casa a visita das equipes de vacinação.
A Prefeitura ainda informou que 34 unidades da vacina apresentaram desvio de qualidade ou perda técnica. A maioria desses problemas era relativo a volume insuficiente, falta de rótulo, entre outras situações encontradas. O quantitativo representa 0,58% do total, considerado dentro da normalidade em grandes escalas de imunização. Os frascos permanecem armazenados para eventual análise da Secretaria de Estado de Saúde.
Na próxima segunda-feira (1/02), o restante das doses será aplicado exclusivamente nos profissionais de saúde já cadastrados e que estão na linha de frente do combate à pandemia, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. O processo será realizado a partir das 9h, no UTC. Os profissionais serão avisados por SMS, a exemplo do que já vinha acontecendo.
Segunda dose
Conforme atualização do Informe Técnico do Ministério da Saúde, a segunda dose deverá ser aplicada entre 15 e 21 dias de intervalo da primeira. Com isso, assim que a Superintendência Regional de Saúde liberar as outras 6.901 doses remanescentes, a vacinação desse público contemplado na primeira etapa será retomada.
Novo lote
Nessa sexta, a SRS em Uberlândia recebeu 17.780 unidades das vacinas Astrazeneca/Oxford e CoronVac. Elas serão distribuídas para 18 Municípios do Triângulo Norte que fazem parte da região de atuação da unidade.