A volta às aulas presenciais em Ipatinga, seguindo modelo híbrido, terá início em 22 de fevereiro em toda a rede de ensino local. Na rede particular, a Fundação Educacional São Francisco Xavier (FESFX) investiu R$ 1,5 milhão para garantir a máxima segurança aos alunos, professores e pessoal de apoio na volta às aulas.
Leia Mais
Governador Valadares comemora 83 anos na data errada, mas com afetoTJMG diz que menos de 12% dos presos voltaram a cometer crimes na pandemiaNova remessa: veja quantas vacinas contra a COVID-19 sua cidade vai receberFundação da Usiminas terá hospital de 380 leitos na PampulhaCOVID-19: Volta às aulas em Caldas está programada para 8/2“Implementamos o que há de melhor em solução tecnológica para oferecer uma educação de qualidade e interativa. Estudos comprovam que a sala de aula híbrida é uma das principais tendências no mundo pós-pandemia, pois permite aliar os métodos de aprendizagem presencial e on-line”, disse Solange Liége dos Santos Prado, Superintendente da FESFX.
A proposta para o retorno às aulas consiste em estabelecer um rodízio de alunos para reduzir as aglomerações e garantir proteção à saúde de todos. Nessa perspectiva, a fundação implantou estratégias que combinam atividades presenciais e não presenciais.
Giscelle Roque Andrade da Silveira, Pedagoga em Tecnologia e Inovação da FESFX, disse que os setores de Tecnologia da Informação e Tecnologia Educacional da Instituição trabalharam juntos em um modelo de sala híbrida com alto padrão de qualidade. “Desenvolvemos a nossa solução para criar um modelo funcional perfeito de sala de aula com transmissão ao vivo”, conta.
Ela explica que foram investidos recursos em tecnologia de ponta e todo o parque tecnológico da Instituição foi reforçado e direcionado para que a comunidade escolar tenha a oportunidade de ter a melhor experiência de ensino com eficiência, qualidade e aporte tecnológico.
“Mesmo de forma remota os alunos têm acesso a todas as metodologias pedagógicas disponibilizadas pela instituição como o sistema de avaliação Avaliar %2b, Moodle, Portal do aluno e outros”, disse.
Tecnologia de ponta
Para as salas híbridas, foram adquiridas lousas digitais touch screen de 80 polegadas, câmeras de alta definição, microfones, notebooks, sistemas de iluminação e sonorização, kits multimídias, câmeras de segurança, construído um estúdio de gravação, ampliada a infraestrutura de internet, além da implantação da plataforma 'Fala aí, Saúde', que monitora o estado de saúde de alunos e professores.
Além das ações tecnológicas, a FESFX implantou os melhores protocolos de segurança contra a COVID-19, em parceria com a Fundação São Francisco Xavier e a Usiminas, como sinalização das unidades, testagem em massa para todos os alunos e colaboradores, além, da disponibilização de EPIs, rotina planejada e espaços readaptados.
As escolas mantidas pela FESFX são o Colégio São Francisco Xavier, criado em 1962 com o propósito inicial de oferecer ensino de qualidade aos empregados da Usiminas; Baby Care (Berçário); CSFX Técnico e a Faculdade São Francisco Xavier. Ao todo, as escolas contam com mais de 2.500 alunos e 270 profissionais da educação.