Depois de Minas Gerais figurar entre as dez regiões mais acolhedoras do mundo, chegou a vez de a capital mostrar seu valor particular. O Ministério do Turismo divulgou lista com os 21 destinos tendência para 2021, e Belo Horizonte, primeira cidade brasileira planejada, desponta como um dos mais buscados para este ano. O levantamento foi feito com base nos principais sites de pesquisa do setor, além de publicações e dos locais que se alinham à demanda do novo turista. Vale lembrar que BH tem o conjunto arquitetônico moderno da Pampulha reconhecido como patrimônio da humanidade.
Leia Mais
Minas Gerais está entre os 10 destinos mais acolhedores do mundoSerra da Piedade revive tradição com procissão noturna na semana que vemVírus não tira férias: autoridades alertam sobre risco de viagens de verãoGrupo usa linguagem dos moradores para levar informação a favela de BH Mulher que despencou em cisterna de 20m em MG é resgatada com vidaIPTU em Contagem pode ter redução de 15% em 2021O Sudeste, ao lado do Nordeste, lidera a listagem com sete destinos: Angra dos Reis (RJ), Belo Horizonte, Petrópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), São Sebastião (SP) e Ubatuba (SP). No Nordeste, além de João Pessoa (PB) aparecem Ipojuca (PE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA).
A região Sul conta com quatro destinos: Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Gramado (RS). A escolha segue a tendência de comportamento identificada em viajantes pós-COVID, de optar por destinos de natureza ou com foco no turismo rural. De acordo com o Booking, 59% dos entrevistados pretendem viajar para uma área de natureza e próxima. Ainda segundo o buscador, outra forte tendência é a opção por viagens rápidas. Três em cada quatro (73%) brasileiros querem fazer roteiros mais curtos em 2021 do que fizeram em 2019 – ocupando, mais uma vez, o primeiro lugar no ranking global em meio aos turistas que demonstraram esse desejo.