Os municípios da Região do Vale do Aço receberam do governo de Minas Gerais, na segunda-feira (02/02), 6.100 novas doses de vacinas contra a COVID-19. Desse total, foram disponibilizadas para Ipatinga 2.172, sendo 1.560 da Oxford e 612 da Coronavac. Ipatinga recebeu ainda outras 4.614 doses para atender aqueles que já receberam a primeira imunização. Timóteo ficou com 1.887 mil doses.
Ipatinga está finalizando nesta semana a imunização com a primeira dose para as pessoas com 60 anos ou mais, abrigadas em entidades de atendimento a idosos, assim como para os cuidadores que trabalham nestas instituições de longa permanência.
O destino da nova remessa de vacinas é aquele orientado por informe técnico do Ministério da Saúde. A prefeitura informou que vai continuar vacinando os trabalhadores da área de saúde que atuam no combate ao vírus em sua rotina diária. Após a etapa de imunização deste primeiro público, e com a chegada de novas remessas ao município, o grupo seguinte serão os idosos.
Conforme balanço da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento já foram vacinadas 3.053 pessoas contra a COVID-19 entre profissionais que trabalham na linha de frente do combate à doença e idosos e cuidadores de instituições de longa permanência.
Vacinas no Vale do Rio Doce
Em Governador Valadares, a prefeitura recebeu da Superintendência Regional de Saúde 2.329 doses, sendo 1.850 da AstraZeneca/Oxford e 479 da Coronavac. A vacinação no municípo teve início em 19 de janeiro, com a chegada de 3.484 doses da Coronavac.
Até o momento, já foram imunizadas 3.135 pessoas dos grupos prioritários formado por profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate à pandemia nos hospitais, vacinadores, profissionais da Atenção Primária em Saúde, Consurge (Samu) e idosos acima de 65 anos internados em instituições de longa permanência.