As melhorias para o transporte e trânsito em Belo Horizonte devem ser discutidas ao longo desta e das próximas semanas com participação popular. A BHTrans abriu ao público as reuniões que vão ocorrer por videoconferência com as Comissões Regionais de Transporte e Trânsito (CRTTs).
Para participar, o morador precisa fazer inscrição antecipada pelo Portal da Prefeitura . Os formulários são disponibilizados no site até as 18h do dia anterior à data da reunião. Serão 100 vagas por cada regional. Os membros das CRTTs têm vagas garantidas e não precisam se inscrever.
A primeira reunião ocorreu nessa segunda-feira (01/02), da CRTT Regional Pampulha, e contou com mais de 30 participantes. Confira a agenda:
- Terça-feira (02/02): CRTT - Regional Barreiro
- Quarta-feira (03/02): CRTT - Regional Centro-Sul
- Quinta-feira (04/02): CRTT - Regional Noroeste
- Segunda-feira (08/02): CRTT - Regional Oeste
- Terça-feira (09/02): CRTT - Regional Nordeste
- Quarta-feira (10/02): CRTT - Regional Venda Nova
- Quinta-feira (11/02): CRTT - Regional Norte
- Segunda-feira (22/02): CRTT - Regional Leste
As reuniões virtuais ocorrem entre 19h e 21h pela plataforma Zoom.
O que é CRTT
A Comissão Regional de Transporte e Trânsito é o espaço de participação popular da Prefeitura de Belo Horizonte. É um fórum democrático para discussão das questões sobre transporte público, trânsito e planejamento urbano em cada uma das nove regionais da capital.
“A CRTT assegura ao cidadão o acesso à informação, participação no debate, sugestão de demandas, implantação e desenvolvimento de políticas públicas de transportes e trânsito”, informa a PBH. Os representantes são eleitos pela comunidade local.
Nas reuniões ordinárias, o cidadão é atualizado sobre o andamento das demandas, realiza treinamentos, acompanha apresentações de propostas sobre transportes e trânsito, além de serem atualizados sobre as ações da BHTrans. Todos os moradores podem participar e têm direito a voz, mas somente os representantes eleitos podem votar.
Resultados das reuniões
De acordo com a prefeitura, entre 31 de julho de 2017, data da posse dos membros, até 16 de outubro de 2020, foram realizadas 200 reuniões ordinárias, sendo 22 para cada regional e duas reuniões gerais para balanço.
Também foram realizadas 285 reuniões extraordinárias. Foram apresentadas 3.562 demandas às CRTTs, sendo que 84% delas já foram analisadas e encerradas.
A PBH explica que as demandas encerradas são aquelas cujas análises foram feitas pela BHTrans e as respostas informadas ao CRTT, seja após orientação, indeferimento ou implantação de projeto de transporte e/ou trânsito.
Entre as demandas e projetos discutidos nas reuniões da CRTT, foram implantados 1.018 projetos operacionais e 13 novas linhas de ônibus. Entre as implantações foram realizadas melhorias de sinalização viária, novas faixas de pedestres e redutores de velocidade.