Jornal Estado de Minas

Mais vacinas

Novas 4,4 mil unidades de vacinas podem contemplar idosos em Patos de Minas

Apesar de ainda priorizar os trabalhadores da saúde, as novas 4,4 mil doses de vacinas contra a COVID-19 recebidas pela Vigilância Epidemiológica de Patos de Minas, Alto Paranaíba, podem ser suficientes para iniciar a vacinação de idosos com mais de 75 anos. O município, contudo, ainda não definiu uma data para a imunização desse novo grupo.





A Prefeitura retirou ainda na segunda-feira (1/2) as doses referentes à segunda remessa dos imunizantes enviados pelo Governo de Minas Gerais às Superintendências Regionais de Saúde. Patos de Minas recebeu 2,3 mil unidades da AstraZeneca e 2,1 mil da CoronaVac. Dessa última, pouco mais de 1 mil ficam retidas para garantir a segunda dose dos imunizados inicialmente. Dessa forma, será possível atender 3.350 pessoas.

A prefeitura informou que, seguindo os critérios de prioridade, serão vacinados demais profissionais da rede hospitalar, pública e privada, e trabalhadores da atenção básica, como agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, mas com o atual lote, seria possível atender idoso com mais 75 anos. O público cadastrado até aqui é de mais de 300 pessoas, segundo o município.

"Possivelmente não consigamos vacinar todos esses idosos com essa segunda remessa, mas vamos começar”, explicou a gerente da Vigilância Epidemiológica, Elizaine Bicalho.

Os demais grupos prioritários serão vacinados à medida que novas doses cheguem a Patos de Minas. Em todos os municípios, os grupos prioritários acabaram sendo redivididos devido à quantidade reduzida de unidades das vacinas distribuídas para cada localidade.

audima