(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

COVID-19: Governador Valadares avança do alerta alto para o médio

Os níveis de alerta alto, médio e baixo equivalem às ondas vermelha, amarela e verde do Plano Minas Consciente, que a cidade não segue mais desde 21 de janeiro


03/02/2021 14:02 - atualizado 03/02/2021 14:30

Região dos Bairros Lagoa Santa, Grã-Duquesa e Morada do Vale, vistas do alto do Santo Agostinho. Essa região apresenta grande movimentação no comércio(foto: Tim Filho)
Região dos Bairros Lagoa Santa, Grã-Duquesa e Morada do Vale, vistas do alto do Santo Agostinho. Essa região apresenta grande movimentação no comércio (foto: Tim Filho)
Depois da deixar o Plano Minas Consciente, Governador Valadares adotou um sistema próprio de flexibilização de suas atividades econômicas. O plano municipal substituiu as ondas pelos níveis alto, médio e baixo, equivalentes às ondas vermelha, amarela e verde. 

Na terça-feira (02/2), a Prefeitura portaria n° 6.944 que alterou a classificação do município para “Nível de Alerta Médio” contra a COVID-19. A migração do nível de alerta alto para médio, segundo a prefeitura, se baseia em indicadores de incidência diária (25,68 %).

Considera também as taxas de aumento de mortalidade (-52 %), transmissão (0,95) e ocupação de leitos UTI COVID-19 SUS e particulares (80 %), avaliados pelo Comitê de Situação Epidemiológica, formado por um representante do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), do diretor-executivo do Hospital Municipal (HM) e um representante da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Desde o dia 21 de janeiro, após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a prefeitura retomou a autonomia na gestão das ações e tomadas de decisões acerca do funcionamento dos setores econômicos da cidade, que antes eram pautadas nas determinações do programa Minas Consciente do governo do estado.

Mas com as normas próprias do município, a Prefeitura reforça que a população precisa seguir com rigor as medidas de segurança sanitária contra o novo coronavírus, independente do nível de alerta.

Conheça os níveis

Nível de alerta alto: poderão funcionar todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e de lazer, respeitando a lotação máxima de 1/3 da capacidade. A exceção são as danceterias, discotecas e casas de shows, que funcionarão apenas no nível de alerta baixo.

Nível de alerta médio: poderão funcionar todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e de lazer, respeitando a lotação máxima de 2/3 da capacidade. A exceção continua sendo as danceterias, discotecas e casas de shows, que funcionarão apenas no nível de alerta baixo.
 
Nível de alerta baixo: poderão funcionar normalmente todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e de lazer.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)