O encontro de prefeitos dos municípios do Leste de Minas com o governador Romeu Zema (Novo) e o secretário de Governo, Igor Eto, realizado na terça-feira (02/2), em Belo Horizonte, não teve respostas imediatas para as reivindicações apresentadas. O resultado, porém, foi positivo, já que o governo de Minas se comprometeu em avaliar cada uma delas.
Zema falou aos prefeitos sobre a atual situação financeiro do estado, das ações realizadas durante a pandemia do novo coronavírus, e fez um balanço dos resultados conquistados desde o início de seu governo.
As duas diretorias das associações microrregionais de municípios, Ardoce e Assoleste (Vale do Rio Doce e Leste de Minas), que participaram do encontro, avaliaram a conversa como positiva e "uma oportunidade de debater sobre o desenvolvimento da região e estreitar os laços entre as prefeituras e o governador".
Os prefeitos também reforçaram um pedido para que Governador Valadares não tenha a sua capacidade de atendimento reduzida para os casos de COVID-19. Recentemente, o governo federal cogitou desmobilizar 10 leitos UTI COVID-19 SUS em Valadares.
Essa redução prejudicaria o atendimento de pacientes de COVID-19 vindos de outras cidades da região, o que preocupa os prefeitos, apesar de ter havido uma reunião entre o Ministério da Saúde (MS) e o governo do estado para evitar a desmobilização, com uma reavaliação do cenário epidemiológico da cidade. A medida cogitada foi suspensa, mas o prefeitos, mais uma vez, pediram ao governador para não permitir a redução.
As outras reivindicações apresentadas foram: eecapeamento das rodovias MG-311 e MG-417, rota de passagem sentido Pescador, Nova Módica e São José do Divino; recapeamento da MG-417, estrada de Linópolis, Mendes Pimentel, São Félix de Minas, Itabirinha, Nova Belém; recapeamento da BR-381, entre Divino das Laranjeiras e Mantena; recapeamento da BR-259 e LMG-775, estradas de acesso a Cuparaque, São Geraldo do Baixio e Tumiritinga.
Os prefeitos também pediram a liberação de recursos da ordem de R$ 1 milhão para execução de obras de drenagem no município de Central de Minas; tratamento de água e esgoto em Cuparaque e distrito; txecução de obra de ampliação e reestruturação de uma ponte sobre o Córrego Laranjeiras, em Divino das Laranjeiras; liberação de recursos da ordem de R$ 1 milhão para reforma e ampliação do Hospital Municipal Divino Espírito Santo, em Divino das Laranjeiras e construção de ciclovia de 7km ligando o município de Tumiritinga aos assentamentos Limeira e Água de Prata 1 e 2.