Parte dos valores oriundos da indenização de R$ R$ 37,68 bilhões acordada, nesta quinta-feira (04/02), entre Vale e governo de Minas Gerais em virtude da tragédia de Brumadinho, vai bancar o início das obras de um Rodoanel na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Executivo estadual crê que a obra pode impulsionar o desenvolvimento econômico de municípios do entorno da capital e atrair investimentos às cidades.
Leia Mais
Brumadinho: governo de Minas e Vale fecham acordo de R$ 37 bilhõesBrumadinho: acordo com Vale vai financiar obras de infraestrutura em MGAras garante que PGR vai fiscalizar cumprimento de acordo entre MG e ValeAmbientalistas rejeitam alça do Rodoanel nas serras do Rola-Moça e CalçadaEntidades e movimentos ambientais pedem novos estudos sobre Rodoanel de MGProjetos com a verba de indenização da Vale serão fiscalizados, em MGVerba de acordo entre Vale e governo não será gasta na folha de MGZema sobre novo acidente no Anel: 'Isso vai mudar'Estado lança consulta pública sobre o Rodoanel Metropolitano de BHVale deverá pagar outros valores, além dos R$ 37,68 bi previstos em acordoO governador Romeu Zema (Novo) acredita que a construção da rodovia pode auxiliar a economia de todo o estado. “O Rodoanel vai modificar por completo não só a Região Metropolitana, como todo o estado de Minas. É uma obra que já deveria ter sido iniciada 40 anos atrás”, disse, em entrevista coletiva no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), onde o acordo foi oficalizado.
O Palácio Tiradentes espera, também, que a nova via desafogue o trânsito de Belo Horizonte, o que pode evitar acidentes. A condução da intervenção caberá ao Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG).
"O processo todo vai ser coordenado pelo DER. O Rodoanel tem impacto muito grande na economia mineira, porque hoje o principal polo industrial de Minas Gerais, que é a Região Metropolitana de BH, onde temos o automotivo, é muito impactado pela questão logística. A partir do momento em que se resolve essa questão logística, adicional aos investimentos em si da própria obra, se permite a expansão do parque industrial, de toda região, pois você vai ver uma queda dos custos globais”, afirmou o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy Reis, em entrevista ao Estado de Minas.
“Além do aspecto econômico, esse Rodoanel irá retirar os caminhões do chamado anel viário de BH, o que irá poupar centenas de vidas que perdemos todos os anos em acidentes no atual anel viário", completou”.
Metrô também em pauta
Contando com o Rodoanel, o Executivo traçou a utilização de R$ 4,95 bilhões do acordo em obras de mobilidade urbana. A ideia é que, uma eventual expansão do metrô belo-horizontino, bancada por recursos federais, tenha aportes extras do governo estadual. A recuperação de estradas e pontes Minas Gerais afora também é contemplada pelo plano.