A Escola de Sargento das Armas (Esa) anunciou a saída de Três Corações após mais de 70 anos na cidade. A informação foi divulgada pela prefeitura depois de uma reunião com o comando da ESA. A estrutura disponível no município será voltada para receber a escola de pós-graduação de sargentos.
De acordo com a prefeitura, a oficialização da saída foi feita durante um café entre o prefeito, José Roberto de Paiva Gomes, conhecido por Gordo Dentista, com o general de brigada Flávio Alvarenga Filho e o general Juarez, coordenador executivo do Projeto Nova Escola de Sargentos.
Leia Mais
Sargentos da PM são presos por tentar extorquir vítima de roubo em BHSargentos da PM são presos suspeitos de matar dono de casa de jogos de azar em BHSargentos do Gate que atiraram em suspeito de chacina são soltos pela Justiça Militar
Três Corações é a principal referência na atual formação dos sargentos do Exército Brasileiro. A escola tem capacidade pra formar mais de mil estudantes por ano. A possibilidade da saída começou em julho do ano passado. Na época, a prefeitura de Três Corações apresentou uma área na região da Colônia Santa Fe, as margens da LMG-862, com 490 hectares.
“Na reunião, o prefeito enalteceu a importância da Esa para o desenvolvimento de Três Corações nestes 70 anos de história e reafirmou as alternativas para que a escola permanecesse em nossa cidade”, afirma.
Segundo a prefeitura, a Esa explicou as questões logísticas e estruturais que levaram a esta decisão. Além disso, falou dos estudos que estão sendo feitos sobre esta mudança do Sul de Minas.
“Quanto ao destino da Esa, a informação é de que a cidade ainda não está definida, já que os estudos estão em andamento, mas a mudança não será repentina e deve demorar alguns anos para acontecer”, ressalta.
A prefeitura acrescentou que a estrutura disponível será voltada para receber a escola de pós-graduação de sargentos. “Atualmente esses cursos são realizados em unidades no Rio de Janeiro-RJ e em Cruz Alta-RS. Nossa cidade centralizará esta oferta de cursos e receberá todos os anos cerca de 500 alunos no primeiro semestre e outros 500 no segundo semestre vindos de todo o Brasil e também de países das Nações Amigas”, completou prefeitura.
Festa de Formatura
No fim do ano passado, a ESA entrou em uma polêmica com a formatura de Diplomação da Turma dos 150 anos da Campanha da Tríplice Aliança no dia 11 de dezembro. O caso gerou polêmica na cidade depois que a prefeitura publicou um decreto restringindo o funcionamento de comércio e festas, que começou a valer após o evento.
Comerciantes da cidade ficaram inconformados com a decisão da prefeitura e fizeram protesto. A prefeitura teve que reavaliar a situação e implantou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para os que optaram por abrirem o comércio.