Já está disponível nesta sexta-feira a consulta pública para o edital do projeto do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte. Um dos principais objetivos da nova via é tirar o trânsito pesado do Anel Rodoviário, reduzindo o número de acidentes graves. A nova via deve ser construída por meio de uma parceria público-privada.
“Por meio da consulta pública, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) tem objetivo de divulgar o projeto, garantir a transparência no processo e, especialmente, receber contribuições da sociedade sobre o modelo proposto. A iniciativa é, ainda, uma importante ferramenta de participação dos cidadãos na construção de políticas públicas, junto ao governo”, informa o estado.
Por meio de uma página no site do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a população pode acessar a minuta do edital, estudos de engenharia, econômico-financeiros e jurídicos do projeto. Interessados em participar podem enviar sua contribuição para o e-mail rodoanelmetropolitano@infraestrutura.mg.gov.br, levando em conta o modelo de questionamentos disponibilizado nos arquivos. Clique para ver o regulamento para participação da consulta.
A consulta pública termina em 22 de março. Segundo o governo de Minas, nesses 45 dias serão realizadas pelo menos cinco audiências públicas para apresentar e discutir o projeto com a população. Essas sessões serão pela internet, por conta da pandemia da COVID-19. As datas, horários e links para participação serão disponibilizados nas redes sociais e página da Seinfra e também no Diário Oficial do Estado.
“Após coleta e análise de todas contribuições, serão realizados os ajustes pertinentes nos documentos que compõem o Edital e seus anexos. A publicação do edital deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2021”, informa o estado.
O governo estima que o Rodoanel Metropolitano pode diminuir em torno de 1 mil acidentes por ano só com a redução de fluxo no Anel Rodoviário. Entre os benefícios listados, a redução do tempo de viagem em municípios da Grande BH entre 30 e 50 minutos, diminuição dos impactos ambientais e geração de 10 mil empregos diretos e indiretos.
Verba da Vale
Como o Estado de Minas mostrou nessa quinta-feira, o Rodoanel Metropoltiano de Belo Horizonte pode contar com R$ 3,75 bilhões dos R$ 37,6 bilhões do acordo do governo de Minas Gerais com a Vale por reparação da tragédia de Brumadinho, quando mais de 200 pessoas morreram no rompimento de uma barragem da mineradora.
“O processo todo vai ser coordenado pelo DER (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais). O Rodoanel tem impacto muito grande na economia mineira, porque hoje o principal polo industrial de Minas Gerais, que é a Região Metropolitana de BH, onde temos o automotivo, é muito impactado pela questão logística. A partir do momento em que se resolve essa questão logística, adicional aos investimentos em si da própria obra, se permite a expansão do parque industrial, de toda região, pois você vai ver uma queda dos custos globais”, afirmou o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy Reis, em entrevista ao Estado de Minas ontem (4/2).
Em dezembro do ano passado, em entrevista coletiva sobre o balanço das atividades do governo, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, apresentou detalhes do projeto do Rodoanel. “Dividimos em quatro alças: Sul (MG-040), Sudoeste (BR-040 a BR-381), Oeste (BR-381 até LMG-806) e da LMG-806 a BR-381, em Sabará. São investimentos da ordem de R$ 6 bilhões. Ele tem complexidades, tem que ser construído do zero. Mas o desafio da modelagem está praticamente concluído”, disse Marcatto.
Naquele mês, segundo o secretário, a obra foi tema de uma reunião com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O secretário informou que já haviam sido realizadas duas rodadas de sondagens de mercado com 16 empresas, algumas internacionais, para apresentação do projeto.