O secretário de Saúde, Jackson Machado Pinto, e o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Pimenta, concederam entrevista coletiva na Prefeitura de Belo Horizonte sobre a situação da COVID-19 e a vacinação na capital.
Leia Mais
COVID-19: Sete Lagoas faz drive thru para vacinar profissionais da saúdeApós um mês fechado devido a COVID, Inhotim reabre com limitação de públicoCOVID-19: Servidores públicos de Timóteo vão trabalhar durante o carnavalCOVID-19: católicos do Leste de Minas lamentam a morte de Padre NelitoCOVID-19: Montes Claros inicia vacinação de idosos acima de 90 anosIPTU e outras taxas: veja o que muda com o novo plano econômico de BH BH vai parcelar IPTU e reduzir outras taxas para recuperar economia Sem carnaval, Ambev e app de bebidas darão auxílio de R$150 para ambulantesMegacarnaval em 2022? Blocos de BH sonham com superfesta para compensarCOVID-19: Fama cancela carnaval e interdita as margens da represa de FurnasVacinação de idosos acima de 89 anos em BH começa em até duas semanasPBH libera venda de bebidas alcoólicas até 22h em baresCOVID-19: PBH diz que população acamada será vacinada em dois mesesO secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da PBH, André Reis, completa: "Hoje temos dois índices no verde. O de UTI está no amarelo, mas o RT vem abaixando e indica que as internações podem diminuir".
De acordo com a administração municipal, a partir deste sábado (6/2), a cidade começa com a ampliação da flexibilização. "De 11h às 22h. Com exceção de sábado e domingo de carnaval, que não abre nada. Segunda, terça e quarta, das 11h às 15h", disse André.
Isso porque o Carnaval foi cancelado, mas a administração municipal se preocupa com possíveis aglomerações. "Vão acontecer algumas aglomerações. Essa é uma preocupação que o comitê tem", afirmou.
Jackson ainda atenta: "não temos previsão de fazer carnaval. A nossa arma é não aglomerar. O Natal e réveillon foram exemplos gritante disso. Tivemos aumento de casos depois. Aglomerar no carnaval é sinal de novo surto duas semanas depois."
Para desestimular aglomerações, bares, restaurantes e similares funcionarão com restrições durante o carnaval. Na sexta-feira (12), esses estabelecimentos poderão funcionar só até as 15h, mas, durante o fim de semana, eles permanecem fechados. O ramo volta a funcionar na segunda-feira (15) entre 11h e 15h, esquema que deverá ser seguido também na terça (16) e quarta-feira (17). As vendas na modalidade delivery e retirada no local seguem autorizadas.