A volta às aulas em Ipatinga, em Minas, continua polêmica, apesar de todas as ações da prefeitura para um retorno seguro a alunos, professores e servidores da educação. Na sexta-feira (05/2), os vereadores da Câmara Municipal se reuniram com representantes do Executivo para tratar do retorno seguro e consciente das aulas no município.
O encontro contou com a presença dos 19 vereadores de Ipatinga que questionaram o secretário municipal de Educação, Sérgio Mendes, acerca dos protocolos para a volta às aulas.
Leia Mais
Valadares: Índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti caiu em 2021Fundação Renova vai investir R$ 5,86 bi nas cidades da bacia do Rio DoceMinas Gerais tem alerta de chuva intensa para todo o fim de semanaArtistas veteranos recebem vacina e exaltam os profissionais da saúdeSabará começa cadastro de pessoas acima de 90 anos para a vacina PBH interdita quatro bares por descumprimento de decretos contra COVID-19Governos federal e estadual selam parceria para desenvolver vacinas em MGGovernador anuncia chegada a Minas de 315 mil doses de vacina“Nós vereadores recebemos muitos questionamentos sobre o retorno das aulas. Por isso é importante estarmos alinhados com a prefeitura para termos o conhecimento e levar a informação correta para a nossa população. Tenho certeza que o objetivo comum a todos é o bem-estar dos nossos alunos, professores e familiares. Por isso, se faz tão necessário esse diálogo entre a Câmara e Prefeitura”, disse.
Também estiveram presentes na reunião as secretárias adjuntas de Saúde e Educação, Glennia Geane de Souza Louback, e Patrícia Avelar Soares, além do procurador adjunto do município, Breno Inácio.
Vereadores querem vacinação
Os vereadores membros da Comissão de Educação fizeram questão de relembrar um pedido já feito ao Executivo que é de garantir prioridade de inclusão no plano de vacinação aos professores e dos demais profissionais envolvidos na comunidade escolar.
Outro problema discutido na reunião foi a superlotação do transporte público. “Os ônibus já estão cheios. Com o retorno das aulas eles ficaram ainda mais lotados. O município precisa rever esses horários”, acrescentou o vereador Avelino Cruz.
Os secretários de Governo e Educação, Roberto Soares e Sérgio Mendes estiveram na reunião e ouviram as demandas e as dúvidas dos vereadores, acerca do retorno das aulas e confirmaram para o dia 22/2 o início do ano letivo em Ipatinga.
Para garantir o retorno seguro, o secretário municipal de Educação informou que em toda a rede municipal foram disponibilizados compartimentos de álcool em gel em pontos estratégicos, cartazes com orientações sobre como proceder em tempos de pandemia e tapetes sanitizantes.
Os representantes da prefeitura informaram aos vereadores que as escolas também vão contar com profissionais para recepcionar os alunos e orientá-los desde a chegada até a saída. Assim como os estudantes, os professores vão utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).
“Ipatinga se preparou para executar com padrões de excelência as atividades presenciais na rede de ensino da cidade. O município planejou a quatro mãos, junto com o Ministério Público, profissionais da educação e de saúde, o retorno consciente das aulas. Esse encontro com os vereadores foi muito proveitoso, e reforça que a nossa política sempre será de portas abertas ao diálogo”, explicou Sérgio Mendes.