Jornal Estado de Minas

NOVO CARREGAMENTO

MG recebe mais de 315 mil doses da CoronaVac e ampliará vacinação

O governo de Minas Gerais recebeu, neste domingo (07/02), mais 315.600 doses da vacina antiCOVID-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com a chinesa Sinovac. Os imunizantes chegaram ao Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por volta das 10h20.



A ideia da saúde estadual é utilizar a nova remessa para vacinar idosos com 90 anos ou mais. A aplicação de injeções em mais profissionais de saúde também está em pauta. O Palácio Tiradentes estima imunizar mais 6% desse grupo. Se a meta for cumprida, 73% dos trabalhadores do sistema de saúde terão recebido o composto. 

Escoltado pela Polícia Federal, o caminhão que abrigou as vacinas após o pouso seguiu para a Central Estadual da Rede de Frios. O local, na Região do Barreiro, armazenará as doses até o repasse às superintendências regionais de saúde e aos municípios.


“Vacinômetro”


Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, atualizados nesse sábado (6), 295.764 cidadãos receberam a primeira dose da vacina. Outros 17.150 já foram contemplados com a segunda aplicação.



Em 18 de janeiro, um dia após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar a utilização emergencial de imunizantes antiCOVID-19, 577.480 unidades da CoronaVac chegaram ao estado.

Seis dias depois, foi recebida aeronave com 190.500 doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford, em parceria com o laboratório AstraZeneca. Em 25 de janeiro, mais 87.600 exemplares do composto do Instituto Butantan chegaram a MG.

Zema comemora novas doses


Logo após a chegada do carregamento de vacinas, o governador Romeu Zema (Novo) foi ao Twitter assegurar a expansão do plano de imunização.

 

"Minas vacina! Vamos iniciar mais uma fase da maior operação de vacinação contra a covid-19 em Minas Gerais. As 315.600 doses da Sinovac acabam de chegar no estado".

audima